Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Apenas 5 truques para viver mais livre e feliz
Imprimir Partilhar por email
Pode parecer estranho, mas a melhor forma de nos sentirmos livres e felizes é através do conhecimento e da responsabilização pelos nossos atos.
 
Quer isto dizer que, quando não sabemos alguma coisa, devemos procurar esclarecer-nos para podermos responder melhor ao que nos é exigido e, quando vislumbramos as consequências dos nossos atos, evitamos arriscar naquilo que não nos dá segurança e garantias de um retorno positivo.
 
Partindo desta base, é fundamental ter em conta:
 
1.A importância de nos responsabilizarmos pelo que dizemos e fazemos, sabendo que as escolhas são nossas e que nós é que teremos de responder por elas em todas e quaisquer circunstâncias. A ideia de que “quem vem atrás fecha a porta”, já deu provas de não dar bons resultados, por isso, é tempo de ser mais realista.
 
2.Assumir-se tal como é ajuda a orientar os nossos pensamentos e comportamentos para a linha que pretendemos. Se me assumir com determinadas características, certamente que terei mais facilidade em procurar alvos para as minhas escolhas e de ser melhor aceite.
 
3.Perceber que os nossos comportamentos influenciam os demais é outro ponto essencial para sermos mais ponderados e medirmos as consequências daquilo que fazemos. Se poluir o mar e a praia, certamente que estou a prejudicar-me e a reduzir a qualidade de vida naquele espaço, pelo que, para além de ser responsável pelos meus atos na vida pessoal, devo pensar de forma mais alargada no meu comportamento social.
 
4.Não tente fazer de conta que não sabe o que faz e quais as consequências das suas atitudes, já que isso é uma prisão diária. Alguém que vê a realidade e que faz de conta que não é assim, está a sofrer muito mais do que quando encara, assume, aceita e procura resolver o que é possível melhorar.
 
5.Desenvolver a capacidade de prever os acontecimentos, é outra potencialidade que nos surge à medida em que vamos dispondo de mais conhecimento. Em cada etapa, somos capazes de agarrar naquilo que já aprendemos e de tentar de outra forma, sabendo que a base é segura e que vai ao encontro dos nossos valores. Desenvolvemos a capacidade de medir as consequências dos nossos atos e, naturalmente conseguimos prever aquilo que vai acontecer se agirmos de uma determinada forma. Nesse sentido, não podemos alimentar a ilusão de que ocorrerá “um milagre” que vá transformar essa realidade, mas sim que nós acautelamos os prós e os contras das nossas atitudes. Qualquer pessoa que vá fumar ou foguear para uma floresta sabe perfeitamente que se está a colocar em perigo e ao espaço envolvente, pelo que se deverá acautelar não tendo esse comportamento de risco. O exemplo estende-se a tudo em nosso redor, sem esquecer a nossa saúde e bem-estar.
 
Comportamentos mais conscientes são geradores de mais liberdade e felicidade, basta que reservemos um tempo para pensar antes de agir e, percebemos que a nossa vida se torna mais leve e mais fácil. Boa sorte!
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Jovem algarvia lança livro que denuncia erro médico

Jovem algarvia lança livro que denuncia erro médico

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Grandes êxitos de Elvis Presley ao som da Orquestra de Jazz do Algarve

Grandes êxitos de Elvis Presley ao som da Orquestra de Jazz do Algarve

ver mais
 
São Brás de Alportel apresenta ritmos do Japão, Colômbia e Eslováquia

São Brás de Alportel apresenta ritmos do Japão, Colômbia e Eslováquia

ver mais
 
Dia do Município de Albufeira homenageou funcionários e juntou em palco Bonny Tyler e Cliff Richard

Dia do Município de Albufeira homenageou funcionários e juntou em palco Bonny Tyler e Cliff Richard

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio