siga-nos | seja fã
PUB
 

Aplasia medular

Imprimir Partilhar por email
04-08-2013 - 23:33
Entende-se por aplasia medular a doença caracterizada pela deficiência medular que se traduz por uma disfunção da medula óssea. Esta doença é separada em dois níveis, a moderada e a grave.
 
Diagnóstico:
 
O diagnóstico da aplasia medular é feito através de um exame designado por hemograma, no qual constam todos os componentes sanguíneos e se faz a avaliação dos valores respectivos. 
 
Descrição: 
 
A aplasia da medula é uma consequência do mau funcionamento da medula óssea. A medula é responsável pela produção dos componentes sanguineos (hemácias, plaquetas e leucócitos). 
 
Relativamente ás hemácias, estas são responsáveis por carregar o oxigênio a todas as partes do corpo e possuem uma cor avermelhada devido à presença de ferro. 
 
Os leucócitos são responsáveis pela protecção do corpo através da produção de anticorpos. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue. 
 
Sintomas: 
 
Para que se possa tratar atempadamente, é necessário estar atento aos sintomas que, em regra são, a anemia que se revela a partir da palidez, devido ao baixo número de hemácias; infecções contínuas, devido ao baixo número de leucócitos; e sangramento de mucosas, devido ao baixo número de plaquetas. 
 
Refira-se que, a aplasia medular é uma patologia complexa que pode ser considerada congénita ou adquirida no que se refere ás causas. A aplasia adquirida é causada pela utilização de certos medicamentos (como o cloranfenicol) ou drogas ilícitas. Já a congénita ocorre devido a um factor genético. 
 
Na sua expressão congénita, a aplasia medular exige como tratamento o tratamento o transplante de medula óssea, sendo o doador quase sempre um familiar devido à maior probabilidade de compatibilidade. 
 
Ainda assim, nem sempre é possível encontrar essa facilidade já que as probabilidades se situam em 25%. 
 
Antes do transplante, o paciente deve realizar um tratamento químico feito através de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos actuam como estimuladores da medula já falida. 
 
Nunca é demais sublinhar a importância de ser dador de medula óssea e de estar inscrito na base de dados que pode salvar vidas. Os testes podem ser realizados nos serviços de sangue no hospital e, um gesto pode ajudar a salvar uma pessoa. 
 
Nota: Entenda este artigo como meramente informativo e um ponto de partida para solicitar ajuda médica quando necessário.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Vamos ler os rótulos dos alimentos?



-

Sabia que a água ajuda a emagrecer?



-

Consumo de azeite diminui risco de fraturas por osteoporose



-

Sabe o que é Alexitimia?



-

Ansiedade: mulheres têm o dobro das probabilidades face aos homens



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

Bolo-rei gigante de Olhão foi este ano oferecido "por opção"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

Terceira edição das "Estátuas Vivas no Natal" atraiu muitos visitantes a Lagoa

ver mais
 
Portimonense perde em Alvalade

Portimonense perde em Alvalade

ver mais
 
PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

PCP preocupado relativamente à atribuição de recursos para as Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo na região

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio