Curiosidades

Aprenda a proteger as suas emoções em 5 passos

 
A melhor forma de proteger as nossas emoções é através do pensamento. Pensar antes de agir e de reagir ajuda a orientar as escolhas, a fazer planos e a organizar a nossa vida e as nossas ações diárias, por isso, essa é a principal recomendação quando de proteção emocional se fala.

 
Os pensamentos geram emoções que, por sua vez, geram novos pensamentos, que geram novas emoções, que geram palavras e que, por sua vez, geram novos pensamentos, novas emoções e novas palavras, num ciclo interminável e impossível de quantificar. Diariamente temos milhares de pensamentos e temos de aprender a selecioná-los em função de cada situação para que deles possamos tirar mais partido e conduzir a nossa vida da forma mais adequada e em conformidade com os nossos valores. Nesse sentido, quanto mais soubermos tirar partido dos nossos pensamentos, mais qualidade teremos nas nossas escolhas e ações.
 
Aprender a aproveitar até o que é menos positivo, é uma importante mais-valia para a nossa qualidade de vida e para a proteção das nossas emoções. Há sempre algo que se pode aprender com um pensamento, tal como há sempre uma lição a retirar desse fluxo de pensamentos diários a que estamos expostos, por essa razão, faz bem pensar antes de agir, é essencial escolher aquilo que melhor se pode adequar em cada ocasião, bem como aquilo que pode dar um sentido melhor à nossa vida, pois como se diz na gíria, “não podemos desenvolver nem executar tudo o que nos passa pela cabeça”, mas podemos retirar boas ideias desses pensamentos.
 
Um requisito importante para protegermos as nossas emoções passa pela capacidade de não responsabilizarmos os outros pelo que nos acontece e aprendermos a pensar no que realmente se passa e quais as melhores soluções para os nossos problemas. O fácil descarte de responsabilidades apenas nos baralha e confunde, enquanto que a dedicação de algum tempo diário a nós próprios e aos nossos pensamentos facilita muito as nossas decisões e ajuda-nos a um melhor posicionamento nas situações.
 
Esse fluxo de pensamentos diários reveste-se de palavras e emoções que nos podem ser úteis para a área pessoal e profissional.
 
Uma forma de melhorar este ciclo é proteger-se contra emoções doentias ou negativas. Para facilitar a tarefa, apresentamos 5 dicas que podem fazer muita diferença em todo o processo:
 
1. Cultive o silêncio positivo
 
Este ponto traduz pensar antes de agir; reservar uns minutos para refletir acerca da melhor resposta a dar a cada situação.
 
Tenha em conta que não se trata de meramente ficar em silêncio, mas sim  de pensar na melhor opção para cada contexto de vida.
 
O silêncio proativo serve para que pense de forma emocionalmente inteligente, sendo empático, colocando-se no lugar do outro, procurando a melhor forma de reagir e conduzir a situação para um fim pacífico e harmonioso.
 
2. Evite conversas que o façam ficar emocionalmente negativo
 
Quando perceber que o assunto se está a encaminhar para um ponto de fortes emoções destrutivas, reserve-se no direito de o interromper. Faça uma pausa e mude o tema da conversa. Não entre propositadamente em caminhos que podem levá-lo à tristeza, à ira, ao rancor.
 
3. Prive-se de amizades que o condenem
 
Lembre-se de que, um verdadeiro amigo é aquele que o informa de um erro, sem o condenar. É aquele que está ao seu lado para festejar o seu sucesso e ajudá-lo no fracasso. Reserve-se no direito de procurar pessoas com quem possa manter amizades que o façam sentir-se bem emocionalmente, que elevem a sua autoestima, que o honrem com palavras e gestos. Seja capaz de reproduzir o mesmo modelo já que as amizades saudáveis se processam de partilha e momentos recíprocos de compreensão.
 
4. Evite ver fotos nas redes sociais que possam provocar emoções de tristeza e ira
 
É cada vez mais unânime entre os especialistas que, ver fotos negativas e destrutivas nas redes sociais, nos provocam tristeza, raiva e um conjunto de emoções negativas, por isso, evite esse confronto desnecessário.
 
Siga e faça amizades virtuais com pessoas que são verdadeiras, otimistas, íntegras e cujas publicações vão ao encontro desses valores. Muitas vezes sem nos darmos conta, transportamos mau-estar para a nossa vida resultante de imagens e conteúdos agressivos e derrotistas. Não alimente nem partilhe aquilo que não considera positivo.
 
5. Proteja a sua mente de más memórias
 
Muitas vezes, basta que nos recordemos de algo ou de alguém para nos sentirmos desconfortáveis, pelo que é importante ir ao fundo da situação e dar-lhe um novo significado, como seja, procurar entender o que se passou e evitar passar pelo mesmo. Proteger a nossa mente de más memórias traduz escolhas mais inteligentes e reservar um tempo para nos esclarecermos daquilo que já nos prejudicou em algum momento, pois é isso que nos vai ajudar a evitar situações semelhantes.
 
Ao mesmo tempo, aproveite essas memórias para aprender algo novo e para estimular a sua mente para recuperar memórias mais agradáveis. No fundo, para nos protegermos emocionalmente temos de resignificar as nossas memórias, ao mesmo tempo em que lhes retiramos o lado positivo que é esse que nos alimenta e alicerça o presente.
 
Fátima Fernandes