Curiosidades

Aprenda a simplificar o seu quotidiano em 10 passos

 
Viver de uma forma mais simples e descontraída é acessível a qualquer pessoa, mas requer a consciência de que não se pode acumular aquilo de que não necessitamos.

 
Se quer começar a viver num estilo mais simples, comece por se libertar do lixo que se acumula na sua casa, no carro e no local de trabalho. Reserve um tempo para se libertar daquilo de que não precisa, por resolver assuntos pendentes e por rever os papéis que possam estar a acumular-se na sua vida. Faça uma limpeza a todos os seus espaços, sejam eles pessoais ou profissionais e, assegure-se de que só se faz acompanhar daquilo que realmente importa, pois a base da simplificação é mesmo não carregar aquilo que não nos pertence.
 
Depois, faça escolhas inteligentes, não deixe que a informação sobrecarregue a sua mente e opte por ler aquilo que realmente lhe interessa e que lhe pode ser útil. Não perca tempo nem energia com aquilo que não o acrescenta e reserve esse tempo livre para relaxar mais, para estar com a sua família e para ser mais produtivo no seu trabalho diário. Só com estes pequenos segredos já será capaz de respirar fundo, de apreciar uma nuvem no céu, o canto de um pássaro e de descontrair cinco minutos num intervalo de uma tarefa.
 
Outro ponto chave para a simplificação, é a organização. Saiba que, quando cumpre as suas tarefas diárias, tem muito mais prazer em desfrutar também do seu tempo de qualidade, seja sozinho, seja em família, afinal cumpriu aquilo a que se propôs e tem direito de relaxar da forma que bem entender. Depois, é importante ter em conta o nível de exigência que estabelece para si mesmo. Se optar por se avaliar um pouco abaixo, vai perceber que aceita as suas imperfeições, que encara os erros como uma oportunidade de corrigir e de fazer melhor e que também aceita as falhas dos outros. Essa flexibilidade é fundamental para quem quer viver de forma mais simples, descontraída e satisfatória, mas reunimos os 10 passos comprovados pelos especialistas que, certamente o vão ajudar a viver melhor nesse sentido:
 
1. Acorde cedo
 
Um dos segredos das pessoas melhor sucedidas é acordar cedo e começar a trabalhar cedo. Estas pessoas aproveitam o tempo em que os restantes ainda estão a dormir para poderem comprar o jornal ou uma revista, para poderem dar um passeio no parque antes de irem para o trabalho. Há quem aproveite ainda para estar esse tempo em família e preparar um dia positivo para todos e, naturalmente ir para o trabalho mais cedo também tem as suas vantagens em termos de trânsito e de estacionamento. É muito mais interessante não apanhar filas e chegar ao emprego mais descontraído.
 
2. Faça uma lista de tarefas diárias
 
Coloque numa pequena agenda ou bloco de apontamentos, todas as tarefas que precisa de realizar ao longo do dia. Se optar por pequenos papéis, eles vão acabar por se perder e por gerar uma enorme confusão, pelo que, o ideal é reunir tudo no mesmo bloco e fazer a avaliação se está tudo cumprido no final do dia.
 
Seja realista na elaboração da lista para evitar frustrações com tarefas que não conseguiu cumprir.
 
3. Priorize as suas tarefas
 
Defina como prioridades apenas três tarefas muito importantes. Quando terminar, poderá focar-se em outras tarefas da sua lista do dia.
 
4. Faça uma coisa de cada vez
 
O mito da pessoa “multi-facetada” está a cair por terra. Apesar de ser uma excelente qualidade a capacidade de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, quando precisa de se concentrar em algo, dedique-se somente àquilo. Ser “multi-tarefa” nesses casos pode levar à perda de qualidade e, nos piores casos, a erros fatais.
 
5. Faça pausas
 
Mesmo que esteja extremamente focado(a) num trabalho, faça uma pausa de 10 a 15 minutos a cada duas horas para respirar, beber água e relaxar um pouco. Essa pausa  fará o seu organismo recuperar energia e evita a exaustão, além de que, mesmo afastada do trabalho, a sua mente estará a produzir novas ideias que até lhe podem ser úteis para o desempenho da tarefa.
 
6. Divida os seus dias em blocos
 
Pode seguir esta orientação de especialistas:
 
manhã – antes de sair de casa
 
manhã – no trabalho
 
tarde – no trabalho
 
noite – em casa
 
noite – antes de dormir
 
Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber o que precisa ser feito e o que dá para encaixar dentro das prioridades.
 
7. Use um bom gestor de projetos e tarefas
 
Um dos segredos para simplificar o seu trabalho é ser organizado. Existem muitas alternativas de ferramentas para gerir as suas tarefas e projetos, desde a tradicional agenda de papel até ao mais avançado smartphone. Encontre o que mais se adequa ao seu dia a dia.
 
8. Mantenha a sua mesa de trabalho limpa
 
Trabalhar num ambiente sem tralha é a melhor forma de evitar o stress no quotidiano. Tire da sua mesa tudo o que não for necessário e trabalhe com o mínimo. Em 15 minutos conseguirá tirar tudo de sua mesa, colocando de volta somente o essencial. Essa é a uma maneira simples de tirar toda a poluição visual da sua frente e de aumentar a motivação e a produtividade.
 
9. Evite distrações desnecessárias
 
Desligue notificadores de e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais, SMS e, se puder, o telefone. Sempre que o telefone toca ou a janela do SMS pisca, isso irá desconcentrá-lo. Organize o seu dia de forma a que possa visualizar os seus e-mails em determinados momentos específicos.
 
10. Tire o fim do dia para as “considerações finais”
 
Algo que realmente faz a diferença no dia a dia de qualquer pessoa é reservar uns minutos para rever aquilo que se conseguiu concretizar ao longo do dia e aquilo que possa ter falhado. Este é o momento em que se programa o dia seguinte, tendo por base aquilo que falta e aquilo que tem continuidade, sem esquecer aquilo que faz parte da rotina diária. Ao fazermos esta avaliação final, vamos para casa com muito menos sobrecarga, muito mais predispostos para os momentos em família, para estar um pouco ao ar livre, para fazer uma caminhada, ir às compras e daí por diante. Desligamos o mais possível do dia de trabalho e entramos numa nova etapa: a nossa privacidade.
 
Anote que, cada pessoa tem o seu próprio ritmo e que, muitas vezes para conseguirmos estar bem connosco próprios, temos de saber dizer “não” aos outros. Isso também é muito importante quando de vida simples se fala. Aprenda técnicas para dizer que não sem ferir o outro, mas sempre tendo em vista o seu interesse e as suas prioridades. Tenha também em mente que, os ecrãs consomem muito tempo e energia pelo que, é preciso saber utilizá-los na nossa vida e, se perdeu uma publicação nas redes sociais, um programa de TV ou uma notícia no jornal, qual é o problema disso?! Aprender a simplificar é basicamente descomplicar tudo aquilo que nos impede de sermos mais livres e felizes e nos prepara para aproveitarmos melhor o nosso tempo.
 
Fátima Fernandes