Política

Aprovada distribuição de pensos higiénicos e tampões em escolas do município de Albufeira

A recomendação do Bloco de Esquerda que pede o início dum plano de distribuição de pensos higiénicos e tampões em escolas do município de Albufeira foi aprovada por maioria no passado dia 15 de maio, com abstenção do PSD e da CDU.

PUB
 
O BE sublinha que "a menstruação não é uma opção para as mulheres", e que, para colmatar essa desigualdade entre géneros, deve o município de Albufeira iniciar um programa de distribuição gratuita de caixas de pensos higiénicos e tampões nas escolas E.B. 2/3 e secundárias do concelho.
 
A recomendação cita um programa-piloto do governo escocês, iniciado em 2017, que já foi expandido por duas vezes, alargando os pontos de distribuição a bibliotecas e espaços públicos de lazer dos municípios incluídos no programa.
 
"Com a crise que vai seguir esta pandemia, vai haver uma realidade económica muito diferente nas famílias em Albufeira. Devem-se então tornar disponíveis esses produtos a todas as alunas do concelho de Albufeira", afirmou o deputado na sessão ordinária do passado dia 14 de maio, referindo-se às famílias com dificuldades económicas que poderão não ter capacidade económica para a compra destes produtos essenciais.
 
O Bloco lamenta ainda as declarações feitas durante a sessão da Assembleia Municipal sobre o ponto, e aproveita para esclarecer que "infelizmente a pobreza menstrual é real, e muitas mulheres iniciam o seu período menstrual ainda durante o 1° ciclo, ao contrário do que foi sugerido pelo PSD".
 
Algarve Primeiro