A Comissão Politica do Partido Social Democrata da concelhia de Portimão, informa em comunicado que a bancada municipal do PSD de Portimão apresentou na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, uma moção denominada “Pela aposta em Portimão como Porta de Entrada Marítima”.
Proposta que foi aprovada por unanimidade com os votos de PSD, PS, Servir Portimão, PCP, BE e Nós Cidadãos.
O PSD explica que seria benéfico que a referida ligação marítima fosse efetuada durante todos os meses do ano, com o apoio do Governo, criando "real fluidez" na economia e de forma permanente, para além de garantir postos de trabalho fixos.
Numa fase em que decorrem as negociações entre o Governo Regional da Madeira e o Governo Português, no sentido de assegurar a continuidade territorial, e em que cabe ao Estado assegurar este tipo operações, os social democratas assinalam preocupação, pela possibilidade da ligação marítima ser transferida de Portimão para Lisboa.
Salienta o PSD que a troca de destino de Portimão para Lisboa "irá acrescer o número de horas de navegação marítima, aumento dos custos com o combustível e tarifário, significando também um custo acrescido para o erário público".
O PSD de Portimão defende que não sendo uma responsabilidade direta da autarquia, "seria benéfico ser trabalhada por todos, junto das entidades competentes para garantir que a ligação marítima continue a ser efetuada".
Pelos argumentos expostos, a Assembleia Municipal de Portimão, deliberou que o Executivo da Câmara Municipal de Portimão, fique responsável por transmitir a vontade de Portimão, em participar numa Comissão Tripartida, entre o Governo de Portugal, Governo Regional da Madeira e o Município, no sentido de transmitir a vontade de ambos os órgãos municipais de Portimão, na continuidade desta ligação marítima, participar nos trabalhos para assegurar a continuidade territorial e contribuir positivamente para a melhor conclusão possível, "de forma séria e sensata", nesta matéria.
Para o Presidente do PSD/Portimão, Carlos Gouveia Martins, “em primeiro lugar, é o comprovar e o sinal claro como o PSD de Portimão esteve atento, especificamente sobre esta matéria, sendo também motivo de regozijo, o facto de todos termos assistido à elevação e sentido construtivo com que o debate foi feito, por todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, em que o superior interesse de trabalhar para o melhor para Portimão e os Portimonenses foi alcançado”.