Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN em Olhão apresentou uma proposta, para que a comemoração do dia da liberdade em Olhão, passe a ser realizada com uma sessão solene onde todos os partidos ou movimentos de cidadãos eleitos, possam indicar um representante para poder discursar perante o público presente.
Em comunicado, o PAN diz que a proposta foi aprovada por todos os deputados e presidentes de juntas de freguesia presentes com a abstenção do presidente da Assembleia Municipal.
Para Alexandre Pereira, «em Olhão reza a tradição, que nas comemorações do 25 de Abril, apenas se ouça o discurso o presidente da câmara municipal. Os deputados municipais democraticamente eleitos, são convidados a assistir ao hastear da bandeira em frente ao edifício da autarquia, com o discurso do presidente, não havendo lugar a sessão solene, ao contrário do que acontece nas comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República, ou nos municípios vizinhos, onde todos os partidos, através do seu representante têm direito a poder expressar-se».
Para o deputado municipal, com esta aprovação, «talvez a tradição deixe de ser o que era, e que a partir do próximo ano, seja constituída uma comissão organizadora para que seja possível celebrar democraticamente a liberdade conquistada no 25 de abril», termina.