Política

Aprovada proposta do PSD de São Brás de Alportel para Assembleias Municipais online

 
Os eleitos do PSD de São Brás de Alportel propuseram que todas as sessões da Assembleia Municipal passassem a ser transmitidas em direto, através da internet, nos formatos de vídeo e áudio, acessíveis a todos os cidadãos, utilizando para tal os meios técnicos do município.

Para além disso, a proposta prevê que todas essas transmissões passem a estar disponibilizadas no website do município, para consulta posterior, sugerindo ainda que a mesma venha a replicar-se às reuniões públicas da Câmara Municipal.
 
A proposta foi discutida e votada tendo sido aprovada por maioria, com os votos contra da bancada do Partido Socialista.
 
O PSD/SBA refere em comunicado, que a implementação desta proposta, «levará à ampliação da publicidade das reuniões, além de estimular a participação ativa dos munícipes e o escrutínio daqueles que desempenham cargos públicos». 
 
Defende que o exercício de cargos públicos deve ser marcado por princípios de transparência e proximidade, bem como de publicitação e regular prestação de contas aos eleitores.
 
Considera ainda aquela força política, que é «cada vez mais fundamental aproximar as instituições de poder político aos cidadãos, atribuindo assim sobre os próprios órgãos um especial ónus de aproximação, como o direito de permitir o acesso dos cidadãos aos órgãos do poder local e estimulando a sua participação ativa bem como o seu escrutínio político».
 
Os sociais-democratas estranham o voto contra dos socialistas, esperando que o executivo «não crie falsas dificuldades, contrariando aquilo que democraticamente ficou decidido e que na próxima Assembleia Municipal seja já implementado este formato».