No âmbito do plano "São Brás de Alportel acessível para todos", o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a redução em 50% das taxas de utilização das piscinas municipais cobertas para cidadãos com deficiência de grau igual ou superior a 60%.
Conforme assinala a autarquia em nota divulgada, a medida integra-se noutras que visam a promoção da prática desportiva no concelho, em particular da promoção do desporto adaptado, como por exemplo a oferta desportiva de aulas de natação adaptada para pessoas com deficiência, e de um conjunto de programas e ações que visam a inclusão das pessoas com deficiência.
Para requerer este desconto, os cidadãos devem apenas apresentar atestado multiusos no ato da inscrição.
Nesta matéria da acessibilidade, o Município recorda que tem vindo a apetrechar a vila de São Brás de Alportel com uma rede de circuitos acessíveis que já somam muitos quilómetros e que tem vindo a adaptar os serviços municipais e espaços públicos para acolher todos os cidadãos independentemente das suas limitações de locomoção.
Desde 2018 que o Município determinou também, neste mesmo sentido, a isenção de taxas de ocupação de espaço público, para as rampas de acessibilidade, destinadas ao uso de pessoas com mobilidade condicionada.
No âmbito do Plano "São Brás Acessível para todos", e mediante a parceria existente com Centro de Medicina e Reabilitação do Sul para a promoção da atividade física desportiva adaptada nas infraestruturas desportivas do município, a Câmara Municipal procedeu também recentemente à execução de um circuito acessível ao Complexo Municipal de Campos de Ténis.
Integrados no Parque Desportivo Municipal, estes circuitos promovem o desporto adaptado e a atividade física regular a todos os cidadãos.
Para conhecer todos os apoios disponíveis e projetos que o município promove ao nível da inclusão das pessoas com deficiência, os cidadãos podem contar com o Balcão da Inclusão, serviço integrado nos Serviços Sociais, sediados no Centro de apoio à Comunidade, que coordena também o recém criado Grupo de Trabalho para a Inclusão: 289 840 020 /
[email protected] .