Política

Aprovado projeto de resolução do Bloco que propõe a construção do novo Hospital de Lagos

 
Foi discutido e aprovado na Assembleia da República, com a abstenção do PS, PSD e CDS, o projeto de resolução que propõe a construção do novo Hospital de Lagos, da autoria do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

 
Em comunicado, o Bloco explica que este projeto de resolução acompanhou uma petição pública apresentada pela Assembleia Municipal de Lagos, com quase cinco mil peticionários, pelo direito à saúde nas Terras do Infante, ou seja, nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, uma petição que defende a construção do novo Hospital de Lagos.
 
Para o Grupo parlamentar do BE, "trata-se de uma justa pretensão desde há muito prosseguida pelas populações, autarcas, profissionais de saúde e outras entidades dessas terras do Algarve".
 
O Bloco de Esquerda refere que "sempre tem acompanhado e defendido esta reivindicação", tendo na legislatura passada apresentado um outro projeto de resolução no Parlamento, que foi aprovado, incluindo deputados do PS, e lamenta que "o governo nada tenha feito" não percebendo "a abstenção dos deputados do PS neste projeto de resolução, afinal parece que há vários PS: na Assembleia Municipal de Lagos defende a contrução do novo hospital para Lagos, na Assembleia da República abstém-se", critica.
 
O partido constata que se muitas dificuldades para o Hospital de Lagos surgiram há cerca de 20 anos, "foi certamente com o governo PSD/CDS que a sua degradação se acentuou clamorosamente como em todo o SNS do Algarve", referindo que muitas valências e serviços foram reduzidos ou encerraram, como a maternidade e o bloco operatório, os recursos humanos "diminuíram drasticamente e os investimentos têm sido uma mão cheia de nada". Hoje o Hospital de Lagos contempla apenas um serviço de urgência básica, um serviço de medicina com poucas camas de internamento, um laboratório de análises e consultas externas em muito poucas especialidades. As atuais instalações revelam-se exíguas e desadequadas, não sendo possível a sua ampliação devido ao Hospital se encontrar inserido na malha urbana e encostado às muralhas da cidade, acrescenta.
 
No mesmo comunicado lê-se que ao longo de vários anos têm sido muitas as manifestações, debates, moções, abaixo-assinados, tanto da parte das populações das Terras do Infante, como de diversos órgãos institucionais, para dotar o Hospital de Lagos de novas e modernas instalações, a fim de prestarem cuidados de saúde de forma adequada e digna aos seus utentes. A própria autarquia de Lagos já disponibilizou um terreno para a construção do Hospital numa outra zona da cidade e que continua à espera desde 2009.
 
Redação