Política

Aprovado projeto de resolução do Bloco sobre o desassoreamento da barra de Tavira e acesso aos portos de Santa Luzia e de Cabanas de Tavira

A Assembleia da República aprovou esta semana, um projeto de resolução do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda que propõe ao governo o desassoreamento da barra de Tavira e dos canais de acesso aos portos de Santa Luzia e de Cabanas de Tavira.

PUB
Em comunicado, o BE explica que a barra de Tavira e os canais de acesso aos portos de Santa Luzia e de Cabanas encontram-se num processo de assoreamento cada vez mais acelerado, «o que tem desesperado as comunidades piscatórias locais cuja atividade depende de boas condições de navegação».
 
O partido reconhece que «de tempos a tempos», são feitas pequenas dragagens de remediação nesta área da ria Formosa, «mas com efeitos manifestamente insuficientes para garantir a navegação segura das embarcações». No inverno, os fortes temporais agravam o assoreamento desta zona da ria Formosa, lê-se também no comunicado.
 
Devido ao «grave assoreamento» do canal de navegação entre os postes 9 e 10 e na entrada da barra, «obriga as embarcações a realizarem manobras arriscadas, em círculo, para entrarem e saírem do local, colocando em risco a segurança das tripulações e passageiros», avança o BE. Outra questão focada pelos parlamentares, prende-se com os pontos luminosos que se encontram em terra «que induzem em erro a navegação, podendo resultar graves acidentes, especialmente durante o período noturno, ou em situações de fraca visibilidade e de maior agitação marítima».
 
Nesta circunstância, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que proceda, com urgência, ao desassoreamento da barra de Tavira e dos canais de acesso aos portos de Santa Luzia e de Cabanas, salvaguardando os valores ambientais.