A Arandis Editora marca a actividade cultural algarvia no próximo fim-de-semana, com a apresentação de quatro novos títulos de especial interesse para o conhecimento histórico e científico da região.
Nunca antes uma editora regional demonstrou tanta dinâmica editorial, tendo realizado, em três anos de existência, 133 edições de livros, de 71 autores, que contam com intervenção literária (prefácios, posfácios, mensagens, artigos de obras conjuntas) de 193 indivíduos.
No próximo sábado, dia 18 de Junho, serão apresentadas três novas obras, integradas em três eventos distintos.
Às 15 horas, integrada no Dia do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes), no Auditório desse Instituto Superior, será apresentada a obra «A Alfabetização Motora do Jovem – Fundamentos para a emergência das habilidades desportivas», do Professor José Guilherme, Mestre em Desenvolvimento da Criança e em Psicologia Educacional e Doutorando em Psicologia pela Universidade do Algarve.
Às 16 horas, integrada na inauguração da exposição de máquinas fotográficas antigas, realizada a partir da colecção particular de Fernando Reis Luís, a realizar na Casa Manuel Teixeira Gomes, será apresentada a obra de poesia «Ipsis Verbis», com poemas de sua autoria e ilustrações de José Maria Oliveira.
Às 17:30 horas, integrada no X Encontro de Genealogistas do Algarve, a realizar na Biblioteca Municipal de Silves, será apresentada a obra vencedora da 1.ª Edição do Prémio de História António Rosa Mendes, «O Recolhimento de S. João Baptista de Tavira (1747-1878)», de Marco Sousa Santos.
No domingo, dia 19 de Junho, pelas 18 horas, integrada no I Congresso de Genealogia do Algarve, a realizar o Teatro Mascarenhas Gregório, será apresentada a obra «Sebastião de Vargas - Cavaleiro da Casa Real no Século XVI», de António Horta Correia, uma obra que conjuga a história com a genealogia da família Vargas do Algarve.