«O Conflito de Gerações Através dos Tempos», a mais recente obra do historiador Valdemar Coutinho, será apresentada no Auditório do Museu Municipal de Portimão, no próximo dia 24 de abril, pelas 16 horas.
Publicado pela Arandis Editora, o livro traça a evolução histórica dos conflitos geracionais, desde a Antiguidade Clássica até à atualidade. Um estudo inédito, levado a cabo pelo Professor Valdemar Coutinho.
Licenciado em História, pela Universidade Clássica de Lisboa e Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade Nova de Lisboa, Valdemar Fernando da Silva Coutinho, nasceu em 1936, em Gondomar.
Foi professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes em Portimão e, após a aposentação do ensino secundário, lecionou a cadeira de História da Arquitetura no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes em Portimão. Dedicou-se à investigação, ao longo de muitos anos, tendo publicado várias obras:
- Castelos, fortalezas e torres da Região do Algarve.
- O fim da presença portuguesa no Japão.
- Dinâmica defensiva da costa do Algarve (coordenação e introdução).
- Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.
- Lagos e o mar através dos tempos.
- Culatra – Uma Comunidade de Pescadores e Mariscadores.
- Monografia da Igreja Matriz de Alvor.
Interveio, ativamente, como responsável de projetos europeus, relacionados com o património, sendo parceiros, em Portugal, a Câmara Municipal de Portimão e a Câmara Municipal de Lagoa, às quais deu o seu contributo para a elaboração e acompanhamento dos respetivos projetos que foram aprovados e subsidiados pela União Europeia. Participou em múltiplos colóquios de História, nacionais e internacionais.