Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Áreas Empresariais de Lagos apresentam faturação na ordem dos 34 milhões de euros

Imprimir Partilhar por email
19-06-2019 - 13:10
Termina esta tarde, o primeiro evento promocional conjunto das Áreas Empresariais de Lagos, a decorrer no Centro Cultural da cidade.
 
A iniciativa surge no âmbito do projeto REVIT + e inclui uma Mostra Empresarial (aberta ao público em geral), a realização de Laboratórios de Aceleração de Projetos, consistindo em reuniões entre consultores e empresas, assim como um Fórum para a Competitividade, onde são apresentados workshops temáticos de capacitação das empresas para a inovação.
 
Na sessão de abertura do Fórum, estiveram presentes Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, Vitor Neto, presidente do NERA, e Aquiles Marreiros, em representação da CCDRAlgarve.
 
Todos sublinharam a importância do projeto, com Joaquina Matos a colocar a tónica na necessidade de valorização do tecido empresarial local e do reforço da cooperação e articulação, como formas de aumentar a resiliência e a capacidade de enfrentar a competição num mercado cada vez mais global.
 
Reiterando a total disponibilidade de apoio do Município ao REVIT +, a autarca explicou a génese do projeto, nascido no seio da AMAL e em articulação com as demais entidades parceiras (CCDRAlgarve e NERA), e considerou que o mesmo tem estado a ser “bem agarrado e a deixar as suas sementes”.
 
Vitor Neto,  defendeu que a região necessita de reforçar e valorizar outros setores económicos para além do Turismo, que, apesar de ser o mais importante, não pode ser o único, havendo que apostar na estrutura produtiva e na capacidade económica.
 
O Presidente do NERA sublinhou ainda que apesar do projeto REVIT + concentrar o seu esforço de capacitação em 3 áreas empresariais do Algarve (Lagos, Loulé/Vilamoura e Tavira), este tem também um vetor – o de desenvolvimento e afirmação de uma imagem e estratégia de comunicação - que beneficiará todas as áreas empresariais da região.
 
Aquiles Ribeiro recordou o projeto “Algarve Acolhe” desenvolvido pela CCDR e a plataforma de comunicação por esta criada, que permitiu congregar e promover as 75 áreas empresariais do Algarve, mencionando igualmente a boa experiência das ações de capacitação realizadas na área empresarial de Loulé, a qual se pretendeu replicar a outras áreas através do projeto REVIT +.
 
António Cristovam, consultor do projeto, apresentou o estudo de caracterização das áreas empresariais de Lagos e falou sobre a importância da estratégia e do marketing no sucesso das PME.
 
“A presença na Internet para alavancar vendas e captar o cliente” foi o tema da comunicação de Jorge Cabaço, consultor que sublinhou as vantagens do “Marketing de Atração” e da utilização das redes sociais, face aos hábitos de consumo de informação atuais e à possibilidade que estas conferem, mesmo às pequenas e médias empresas, de segmentarem os seus públicos, controlarem os seus custos de comunicação, terem acesso a métricas em tempo real, permitirem agilidade e interação.
 
No segundo dia de trabalhos, que hoje acontece entre as 14h00 e as 16h00, o Fórum para a Competitividade vai abordar temas como a preparação de projetos de inovação, o RIS 3 e CRESC Algarve 2020 (casos práticos) e os sistemas de incentivos à inovação empresarial.
 
Na mostra, que estará patente até às 19h00, o público poderá ficar a conhecer algumas das 76 empresas que estão atualmente instaladas nas 3 áreas empresariais de Lagos, assim como os produtos e serviços que estas comercializam.
 
Segundo o estudo apresentado, as áreas empresariais de Lagos empregam atualmente 610 pessoas e geram uma faturação de 34 milhões de euros (dados extrapolados estatisticamente através da análise aos resultados do inquérito respondido por 46 das 76 empresas), correspondendo a 6,4% do volume de negócios do concelho de Lagos e 6% do emprego neste território, o que traduz bem o peso económico que estas empresas representam.
 
Organizado pelo NERA, pela AMAL e pela CCDRAlgarve, o evento e o projeto onde o mesmo se insere são financiados pelo CRESC ALGARVE 2020 /Portugal 2020 /UNIÃO EUROPEIA – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Embarcação de pesca afundou ao largo de Faro com 11 tripulantes a bordo (C/Fotos)

Embarcação de pesca afundou ao largo de Faro com 11 tripulantes a bordo (C/Fotos)

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
V Encontro Poesia a Sul leva Lauro Moreira ao Auditório Municipal de Olhão

V Encontro Poesia a Sul leva Lauro Moreira ao Auditório Municipal de Olhão

ver mais
 
Portimão assinala esta quinta-feira, o Dia Municipal para a Igualdade de Género

Portimão assinala esta quinta-feira, o Dia Municipal para a Igualdade de Género

ver mais
 
Ladrão que escondia artigos de cosmética em "calções de ciclista" apanhado em Salir

Ladrão que escondia artigos de cosmética em "calções de ciclista" apanhado em Salir

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio