A edição de 2026 arranca, esta sexta-feira, dia 22, com um programa dirigido aos alunos das escolas do concelho de Silves, que inclui a realização de atividades de promoção da literacia oceânica e sensibilização ambiental.
No sábado, dia 23, a conferência é aberta ao público e reúne especialistas, investigadores, representantes da administração pública e organizações não governamentais para debater o futuro programa especial do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, bem como a importância dos seus valores naturais e a sua relevância socioeconómica para a região, regista o Município de Silves numa nota enviada ao Algarve Primeiro.
A sessão irá ainda abordar as dinâmicas de cogestão implementadas nesta área marinha protegida, a primeira criada em Portugal continental no século XXI, que integra a Baía de Armação de Pêra e de Pêra.
O programa do dia 23 de maio tem início às 9h30, na Junta de Freguesia de Armação de Pêra, e contará com os seguintes painéis:
·Painel 1 - Expedição ao Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado;
·Painel 2 - Monitorização do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado;
·Painel 3 - Programa Especial do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, uma inevitabilidade;
·Painel 4 - A Vida no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado;
·Painel 5 - A Relevância do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado.
A iniciativa, de entrada livre, é organizada pelo Município de Silves com a parceria da Fundação Oceano Azul e do CCMAR-UALG, e o apoio da Associação de Pescadores de Armação de Pêra e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
O programa completo poderá ser consultado através neste link.