Ambiente

Armação de Pêra: Mais de um tonelada de lixo marinho retirado em ação de limpeza

Integrando o Dia Internacional da Limpeza Costeira, promovida pela Fundação Oceano Azul em parceria com a autarquia, decorreu nos dias 18, 20, 21 e 22 de setembro uma ação de limpeza costeira e subaquática, em Armação de Pêra.

PUB
A iniciativa contou com a participação de mais de duas centenas de intervenientes que recolheram cerca de 1150 kg de lixo marinho (dos quais 150 kg recolhidos do fundo do mar).
 
Em nota divulgada, o Município de Silves adianta que a iniciativa teve início no dia 18 de setembro, na praia dos Pescadores, com o apoio e colaboração da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, da Dive Spot e de cerca de meia centena de voluntários e populares.
 
Nos dias seguintes, a atividade contou com o envolvimento de cerca de duas centenas de alunos do 1.º ciclo e do apoio de Técnicos dos Centros de Ciência Viva de Faro e Tavira, no âmbito do programa “Educar para uma Geração Azul”, implementado no concelho em 2019. Vale do Olival, Fortaleza e Ribeira foram as áreas de intervenção "que contaram com a preciosa" ajuda dos alunos da EB 1 da Portela e de São Marcos da Serra, das turmas do 3º e 4º anos da EB 1 de Messines e do Enxerim e dos alunos da EB 1 de Silves, respetivamente.
 
De referir que o Dia Internacional da Limpeza Costeira é uma efeméride criada pela organização Ocean Conservancy, com o objetivo de promover a proteção dos oceanos. É assinalado em mais de uma centena de países reunindo, anualmente, milhares de voluntários na limpeza costeira em todo o mundo.
 
No mesmo documento, o Município de Silves agradece a todos os participantes envolvidos na atividade "que contribuiu para a proteção do ambiente e do oceano", num território que está em processo de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário / Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.