Depois das muitas informações dando conta de um fenómeno pouco habitual no Algarve e, mais concretamente em Armação de Pêra, finalmente a vida regressou à sua rotina habitual.
Recorde-se que, este local turístico de excelência foi contaminado por uma praga de mosquitos que afastou turistas dos locais habituais e colocou os comerciantes em estado de indignação.
Essa praga de mosquitos afectou durante as últimas semanas a vila de Armação de Pêra, concelho de Silves e está agora normalizada.
Como um problema dá lugar a outro e a solução resolve ambos, já foi levantada a interdição a banhos, pelo que, os banhistas já podem desfrutar da qualidade da água habitual.
Segundo nota da autarquia, os últimos resultados das análises à água mostram que os valores voltaram ao normal.
Recorde-se que, na passada sexta-feira, foi hasteada a bandeira vermelha em cinco praias (Armação de Pêra, Praia Grande, Salgados, Galé Poente e Vale do Olival), uma situação que foi provocada pela abertura da ribeira de Alcantarilha.
A contaminação foi causada pela abertura da ribeira, cuja ligação ao mar costuma estar interrompida no verão para não afectar as zonas balneares.
A ribeira desagua no mar junto a Armação de Pêra e é também o local onde, há algumas semanas, eclodiu um foco de mosquitos que afectou as praias da zona e alastrou depois de zonas balneares do concelho de Silves para o de Albufeira.
A abertura da ribeira foi determinada pela autarquia e pela delegação regional da Agência Portuguesa do Ambiente, que realizou análises à qualidade das águas balneares até garantir que as mesmas podiam ser utilizadas pelos banhistas sem qualquer risco.
As autoridades justificaram a abertura da ribeira com as chuvas intensas que fustigaram Armação de Pêra, na noite de 29 de agosto, um fenómeno atmosférico tropical, pouco habitual para esta zona do país.
“Devido à elevada pluviosidade, inesperada para esta altura do ano, e também ao facto do nível da ribeira de Alcantarilha estar a subir, verificaram-se inundações em alguns estabelecimentos comerciais, na zona baixa da Vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações. Perante este cenário, o presidente da junta de freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, decidiu provocar a abertura da barra da ribeira de Alcantarilha para o mar, evitando assim que ocorresse uma cheia na zona baixa da vila, salvaguardando, assim, os comerciantes e residentes”, adianta a autarquia no mesmo comunicado.
Desta forma, verifica-se que tudo regressou à normalidade e que, sem mosquitos e com água de qualidade, é só aproveitar o bom tempo que ainda se sente no Algarve e ir a banhos!
Algarve Primeiro