Sociedade

Arquivo Histórico Municipal de VRSA com casa cheia na primeira sessão do ciclo «Jornadas de História do Baixo Guadiana».

O primeiro encontro, que decorreu na sexta feira de manhã, teve como convidada Maria Antónia Moreno Flores, do Ayuntamineto de Ayamonte, que abordou o tema «Portugal - o exílio ayamontino».

PUB
 
A comunicação retratou a época em que vários moradores da vizinha Ayamonte tiveram de cruzar a fronteira do Guadiana para encontrar abrigo em terras lusas.
 
Seguidamente, foi efectuada uma visita ao centro histórico de Ayamonte, para conhecer de perto alguns casos reais e mais de perto o passado desta cidade.
 
As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pelo Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António e contam com comunicações de investigadores como Cristina Garcia, Hugo Cavaco, Fernando Pessanha, Pedro Pires, Andreia Fidalgo e Madalena Guerreiro.
 
A iniciativa está dividida em três sessões, durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.
 
As próximas sessões estão agendadas para os dias 21 de Março e 16 de Maio.
 
Estas Jornadas estão inseridas na programação da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios fronteiriços de VRSA, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira.