Sociedade

Arquivo Municipal de Loulé recebe a Conferência “Assentamentos Rurais Romanos no Barrocal

No próximo sábado, 14 de setembro, pelas 15h00, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a Conferência “Assentamentos Rurais Romanos no Barrocal: os primeiros trabalhos no sítio romano do Espargal/Benafim”, apresentada por Dennis Graen, Henning Wabersich e Mareike Rind, da Universidade de Jena (Alemanha).

PUB
 
O projeto, numa pareceria com os Municípios de Loulé e Silves, tem realizado trabalhos de investigação em locais do Barrocal Algarvio com vista a complementar o conhecimento sobre o Algarve Romano, até agora mais focado na ocupação do litoral do território.
 
Esta conferência leva a conhecer melhor este projeto, levando-nos numa viagem pelos assentamentos romanos da Lusitânia, permitindo um melhor conhecimento sobre este período importante da História. 
 
Dennis Graen concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Arqueologia Pré-histórica, História da Arte e Etruscologia. A sua tese de mestrado reporta-se aos templos romanos tardios de Milreu, São Cucufate e Quinta de Marim (Portugal). 
 
Especializou-se em villae romanas, rituais funerários e arquitetura, bem como arqueologia etrusca. Completou a sua tese de doutoramento sobre mausoléus romanos pertencentes aos grandes proprietários de villae em 2006. Entre 2005 e 2007 liderou um projeto sobre a Etrúria Romana. Desde 2007 que pertence à área de Arqueologia Clássica da Universidade de Jena. Desde 2009 que lidera o projeto de investigação “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” 
 
Henning Wabersich concluiu os seus estudos nas Universidades de Jena (Alemanha) e Ediburgo (Escócia) nas áreas de Arqueologia Clássica, Pré-história, História Antiga e Filologia Grega. Desde a conclusão da licenciatura que trabalha em vários projetos na Universidade de Jena. Especializou-se em cerâmica antiga helenística e romana, assunto da sua tese de doutoramento que será publicada em 2014. Desde 2009 que é supervisor do projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” dirigido por Dennis Graen.
 
Mareike Rind concluiu os seus estudos na Universidade de Jena (Alemanha) e Siena (Itália) nas áreas de Arqueologia Clássica, Latim Medieval e Filologia Romance. Completou a sua tese de mestrado sobre villae romanas no norte de África em 2007. A sua tese de doutoramento sobre villae romanas como indicadores sociais e económicos foi concluída em 2011. Especializou-se em villae romanas, economia romana, norte de África romano e fotografia histórica. Trabalha na Universidade de Jena como assistente no projeto “Assentamentos rurais no sul da Lusitânia do período Romano à Alta Idade Média” e é curadora da coleção de fotografia histórica da Universidade de Jena.
 
A entrada é livre.
 
Algarve Primeiro