Sociedade

Arquivo Municipal de Loulé recebe confrência “O Reis, A Igreja e o Concelho: Loulé entre poderes na Idade Média”

O Arquivo Municipal de Loulé recebe este sábado, 15 de março, pelas 15h00, a Conferência “O Rei, a Igreja e o Concelho: Loulé entre poderes na Idade Média”, apresentada por Hermínia Vilar, e na qual se pretende fazer uma reflexão sobre a presença e a ligação entre rei, eclesiásticos e elites locais no século XIV.

PUB
 
Loulé é, a este nível, um caso paradigmático. Detentora de informação privilegiada sobre este período, nomeadamente visível nas atas de vereação conservadas no seu arquivo, Loulé permite a elaboração de uma reflexão sobre a importância dos diferentes poderes na sua evolução.
 
É essa a reflexão que é proposta realizar para um período centrado, predominantemente, no século XIV e ao longo do qual se procura refletir sobre a presença e a ligação, nem sempre pacifica, entre rei, eclesiásticos e elites locais.
 
Hermínia Vasconcelos Vilar nasceu em Lisboa, em 1962. É professora auxiliar com agregação no Departamento de História da Universidade de Évora, onde leciona desde 1989.
 
Apresentou provas de agregação em 2007 e doutorou-se na Universidade de Évora, em 1998, com uma dissertação intitulada “As Dimensões de um poder: a diocese de Évora na Idade Média”.
 
A sua investigação centrou-se desde cedo no estudo das estruturas eclesiásticas e na História Religiosa, estendendo-se ainda à História Social das Instituições e aos problemas decorrentes da formação e organização das elites urbanas, em especial nos séculos XIII e XIV.
 
É atualmente investigadora responsável do projeto PTDC/EPH-HIS/4964/2012 - A Dimensão europeia de um grupo de poder: o clero e a construção política das monarquias ibéricas (séculos XIII-XV). 
 
É autora de 7 livros e de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
 
É membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e investigadora integrada do CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora bem como membro colaborador do CEHR- Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.