Cultura

Arranca amanhã mais uma edição do “Filmes com Estrelas” em Loulé

Sonha com Leaões será exibido no Largo da Igreja Matriz de Salir, no dia 23 de julho
Sonha com Leaões será exibido no Largo da Igreja Matriz de Salir, no dia 23 de julho  
Realiza-se de 17 de julho a 2 de agosto a 10.ª edição de "Filmes com Estrelas", uma iniciativa de entrada livre, que celebra o cinema nacional em várias freguesias do concelho de Loulé.

PUB

Com um cartaz composto por 11 longas-metragens contemporâneas portuguesas, a 10.ª edição do "Filmes com Estrelas" mantém o objetivo de levar cinema a locais sem salas, mas que encontram em cenários naturais o local ideal para a sua realização e estendendo a atividade cultural a zonas mais afastadas dos polos urbanos.

De acordo com nota enviada ao Algarve Primeiro, a programação arranca na quinta-feira, dia 17 de julho em Benafim com "Chuva de Verão", de António Mantas Moura. A história passa-se na costa alentejana, onde sete amigos de infância, na casa dos 20 anos, encararam as recordações de um difícil passado.

Segue-se "Vive e Deixa Andar" de Miguel Cadilhe, no dia 18 julho, que será exibido no Jardim das Comunidades, em Almancil. Esta comédia protagonizada pelo humorista Eduardo Madeira é uma homenagem ao ator e comediante britânico Peter Sellers.

A Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu, em São Sebastião, recebe a 19 de julho "Podia Ter Esperado por Agosto", filme realizado por César Mourão. Nesta obra, Xavier, um rapaz da aldeia, romântico, tímido e ingénuo nas coisas do amor, apaixona-se por Laura, neta de um vizinho, que todos os verões vem passar parte das férias a casa do avô...

No Largo da Igreja Matriz de Salir, será exibido no dia 23 de julho "Sonhar com Leões", a mais recente obra de Paolo Marinou-Blanco, que estreou no passado mês de maio nos cinemas nacionais. Protagonizado pela brasileira Denise Fraga e com João Nuno Monteiro, Victória Guerra e Joana Santos no elenco, este filme é uma comédia trágica sobre a eutanásia.

No dia 24 de julho, no Centro Recreativo e Cultural das Sarnadas, em Alte, o público poderá ver "On Falling", a primeira longa-metragem de ficção de Laura Carreira, um dos mais premiados filmes portugueses do ano. Joana Santos é a protagonista desta coprodução entre Portugal e o Reino Unido e interpreta uma jovem portuguesa, emigrada na Escócia, que trabalha num armazém como "picker", a recolher os produtos que os consumidores compram a uma determinada marca ou loja.

Já na sexta-feira, dia 25 de julho, na Igreja das Portas do Céu, será exibido "O Vento Assobiando nas Gruas", da cineasta suíça radicada em Portugal Jeanne Waltz, que adaptou o aclamado romance homónimo de Lídia Jorge. O filme, ambientado nos anos 90, é uma história de amor, mas também uma história sobre o preconceito e o racismo.

Em Querença, no Largo da Igreja, é apresentado no dia 26 de julho  a primeira longa do jovem realizador João Brás "Mãe". O filme acompanha dois irmãos que cuidam da sua mãe, doente de alzheimer, explorando o papel do cuidador informal, uma realidade vivida por muitas famílias.

"O Melhor dos Mundos", realizado por Rita Nunes, será projetado no Largo da Igreja, na Tôr no dia 29 de julho. Este filme aborda a possibilidade de Lisboa voltar a ser abalada por um grande terramoto e é protagonizado por Sara Barros Leitão e Miguel Nunes. A realizadora Rita Nunes estará presente na sessão.

O Largo da Igreja de Boliqueime acolhe "Os Portugueses", de Vicente Alves do Ó no dia 30 de julho. Esta longa-metragem celebra o passado, o presente e o futuro da portugalidade através de 13 temas musicais, simbólicos da cultura portuguesa, que cantados e interpretados por um elenco de 50 atores e atrizes, sob a direção musical de Lúcia Moniz.

Na Praça do Mar de Quarteira, será exibido no dia 31 de julho "Hotel Amor", uma comédia romântica realizada por Hermano Moreira e produzida pela Promenade Filmes, cuja ação se passa inteiramente num hotel e que conta com as atrizes Jessica Athayde, Júlia Palha e Margarida Corceiro nos principais papéis.

A encerrar a iniciativa,  no sábado, dia 2 de agosto, é exibido no Ameixial "Idade da Pedra", de Gonçalo Oliveira, uma comédia portuguesa em que o destino de um inventor pré-histórico incompreendido muda por completo quando um telemóvel, vindo diretamente do futuro, lhe cai em cima da cabeça, tornando-o a pessoa mais famosa da sua tribo

A 10.ª edição do ciclo Filmes com Estrelas é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office e é de entrada livre. Regista a nota enviada ao nosso jornal que, esta iniciativa recebeu em 2023 o Prémio Sophia Arte e Técnica, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.