Sociedade

Arranca amanhã o “Mês Sénior” de Tavira

Tavira dedica o mês de Outubro aos seniores, pelo que, para além do conjunto de iniciativas que estão programadas para este mês, existe o envolvimento de um conjunto de entidades locais e regionais, bem como se pretende valorizar o envelhecimento de forma animada e para todos.

PUB
 
Neste sentido, a Rede Social de Tavira, no âmbito do Grupo Idade Sénior, procedeu ao planeamento de uma série de atividades de caráter informativo, pedagógico e cultural com o objetivo de promover a participação da população sénior na vida da comunidade e proporcionar um mês mais animado, com momentos de convívio, numa perspetiva de valorização do idoso.
 
As comemorações arrancam já amanhã 3 de outubro, com uma atividade desportiva, seguida da composição do logótipo humano do “Mês Sénior”, na Praça da República.
 
O dia 10 é dedicado à dança, numa tarde de animação e música, no Jardim do Coreto.
 
Na manhã do dia 17 de outubro, tem lugar, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, um workshop no âmbito da temática do envelhecimento e das alterações verificadas na estrutura social e familiar.
 
A tarde de quarta-feira, dia 24, é reservada à música com um espetáculo de fado, no Parque de Feiras e exposições.
 
No dia 31, o programa encerra com uma atividade de convívio, designada Gala Sénior, no Hotel Vila Galé Tavira, a partir das 12h00.
 
Complementarmente, as entidades com trabalho de proximidade com a população sénior preveem dinamizar os “Dias abertos à comunidade”, um conjunto de ações de caráter diversificado que visa consolidar a perspetiva de abertura à comunidade e cooperação interinstitucional.
 
O “Mês Sénior” de Tavira conta com a parceria da Rádio Gilão, da A NAFA – Associação e Núcleo de Amigos e Fotógrafos do Algarve.
 
A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade atual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos com o objetivo de organizar respostas adequadas e ativas a esta faixa etária da população.
 
O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover ações socioculturais e encontros são alguns dos seus objetivos.
 
Integram o Grupo Idade Sénior as seguintes entidades: Município de Tavira, Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde de Tavira, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa do Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria,  ncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.