Numa aposta na preservação e proteção do ambiente e da eficiência energética, o Município de Silves arrancou com uma campanha de implementação de compostagem doméstica e compostagem comunitária direcionada, numa primeira fase, às freguesias de S. Marcos da Serra e de S. Bartolomeu de Messines.
PUB
A iniciativa, pioneira no Algarve, é uma das atividades previstas no âmbito de uma candidatura comunitária mais abrangente, co-financiada a 85% pelo fundo de Coesão.
Em nota de imprensa, o Município adianta que, está prevista a distribuição de cerca de duas centenas de compostores, assim como a distribuição de baldes para apoio aos aderentes (munícipes, instituições ou comerciantes), mediante inscrição prévia, através do preenchimento de formulário próprio, disponível no portal do Município de Silves, em https://www.cm-silves.pt/pt/6948/ficha-de-inscricao.aspx. O referido formulário deverá ser enviado para o email [email protected] podendo, ainda, ser entregue em papel na Câmara Municipal de Silves ou nas juntas de freguesias de S. Marcos da Serra e SB Messines.
Na mesma publicação, a autarquia faz saber que, numa fase posterior, os munícipes inscritos irão receber um kit de compostagem constituído por um compostor, um balde de apoio e um guia com instruções, no caso de compostagem doméstica; ou um kit composto por balde de apoio e um guia com instruções, no caso da compostagem comunitária.
Sublinha a mesma fonte que, a correta gestão de resíduos «é um dos desafios mais complexos das sociedades contemporâneas que exige níveis elevados de educação, consciência cívica e ambiental», pelo que, através deste projeto inovador a autarquia pretende dar cumprimento ao Plano Estratégico de Apoio ao Cumprimento das Metas Estabelecidas no PERSU 2020 do Município de Silves.