A Agência Portuguesa do Ambiente - APA, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, em parceria com as empresas Águas do Algarve S.A. o Mundo Aquático S.A. (Zoomarine) e o apoio da International Water Technology, SA, promove a 12.ª edição do concurso "Água Jovem".
Segundo a APA, o concurso é destinado a todas as crianças e jovens que frequentem o ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve.
O principal objetivo é sensibilizar, «informar e divulgar junto das comunidades escolares a importância da preservação do património água, promover o conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região e contribuir para a sua gestão participada».
As escolas podem inscrever-se a partir de hoje, Dia Mundial das Zonas Húmidas, e os trabalhos deverão ser enviados para a APA-ARH do Algarve até ao dia 20 de maio.
Atendendo à situação pandémica, só serão aceites trabalhos em formato digital/on-line.
O Concurso "Água Jovem" distingue os melhores trabalhos sobre "O (verdadeiro) valor da água" (Tema I) e "A Ribeira de Odelouca" (Tema II) nas seguintes cinco categorias:
1. ensino pré-escolar;
2. 1.º ciclo do ensino básico;
3. 2.º ciclo do ensino básico;
4. 3.º ciclo do ensino básico;
5. e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.
O regulamento do Concurso "Água Jovem 2022" pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água e nos sítios dos parceiros do projeto.
O Júri do concurso é constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, das Águas do Algarve S.A., do Zoomarine; da Internacional Water Technology S.A.; do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Algarve.
A entrega dos prémios e a apresentação pública dos trabalhos será realizada no dia 1 de junho, em Portimão, durante o Fórum Água Jovem 2022.