Começaram este sábado, as comemorações relativas ao 98.º aniversário da elevação de Portimão à categoria de cidade, com a cerimónia dos 30 anos do polo de Portimão da Universidade do Algarve (UAlg).
Esta manhã, a sessão teve lugar no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, com as intervenções da presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, da diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Alexandra Gonçalves, e do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, a que se seguiu a entrega de lembranças alusivas à efeméride aos docentes Ludgero Sequeira, Figueiredo Santos e Cristina Bentes.
Além de momentos musicais a cargo do Grupo Fole e da Tunabebes, estudantes dos vários cursos que passaram pelo Campus de Portimão, partilharam os seus testemunhos, tendo sido apresentado o selo comemorativo do aniversário.
Foram inauguradas três exposições, uma das quais com fotografias que retratam os 30 anos do Campus de Portimão da UAlg, com foco nos estudantes, que poderá ser vista no TEMPO até 11 de dezembro.
Ainda no mesmo espaço, poderá ser vista até 11 de dezembro a exposição filatélica “Portugal, um pequeno país muito especial”, também integrada no 30º aniversário do polo da UAlg, em parceria com a AFAL – Associação Filatélica do Algarve, cuja temática é o Turismo e que reúne parte do espólio do filatelista Romano Caldeira Câmara.
Em paralelo, a Casa Manuel Teixeira Gomes inaugura às 16h00 a exposição “XXV”, que celebra 25 anos de pintura do artista portimonense João Sena e ficará patente até 27 de janeiro de 2023.
No dia 5 de dezembro, o Município de Portimão assinala o Dia Internacional do Voluntariado com a revelação dos vencedores da quarta edição do Prémio Municipal de Voluntariado.
A partir das 18h00, terá lugar no auditório do Museu de Portimão, a atribuição das distinções relativas ao Prémio Municipal de Voluntariado 2022 nas categorias individual e coletiva, com a apresentação de todos os projetos que se candidatam e a revelação dos vencedores.
O encerramento da cerimónia estará a cargo da presidente da Câmara Municipal de Portimão.
No dia 8 de dezembro, vai ser assinalado o 15º aniversário do Mercado Municipal de Portimão, situado na Av. S. João de Deus, com a inauguração oficial da exposição de fotografia “Xá·ve·ga”, de Pedro Noel da Luz, marcada para as 10h00. A mostra, patente até 7 de janeiro de 2023, integra um conjunto de fotografias sobre a arte xávega, forma de pesca artesanal ainda hoje praticada.
O primeiro destaque do dia 9 de dezembro terá lugar no Café-concerto do TEMPO, quando às 16h00 começar a cerimónia de homenagem aos professores cessantes, que durante o último ano letivo passaram ao regime de aposentação no concelho.
Cerca das 18h30, será a vez da Casa Manuel Teixeira Gomes acolher a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”, a cargo do professor catedrático Nuno Severiano Teixeira, com entrada livre.
Admirador confesso da obra literária de Manuel Teixeira Gomes, Nuno Severiano Teixeira propõe-se abordar o relevante papel do então ministro plenipotenciário de Portugal em Londres, aquando da entrada do país na Grande Guerra 1914-1918.
Para 10 de dezembro, véspera do Dia da Cidade, foram programados dois eventos, a começar pela Gala do Desporto - Homenagem aos Campeões Portimonenses da época 2020/2021, que começará às 16h30 no Portimão Arena.
Durante a cerimónia serão entregues prémios aos atletas que, a nível individual ou coletivo, obtiveram títulos federativos internacionais, nacionais ou distritais, quer em representação das seleções nacionais, quer em representação dos clubes, escolas ou universidades em que se encontram filiados, não sendo esquecidos os dirigentes dos clubes e associações locais que mais se destacaram na promoção do desporto.
Depois, às 21h00, o palco principal do TEMPO acolhe a Sociedade Filarmónica Portimonense, que dará o concerto comemorativo do 98.º aniversário de elevação de Portimão a cidade, com entrada gratuita, embora sujeita à disponibilidade, mediante levantamento prévio na bilheteira do Teatro, conforme o seguinte calendário: dias 3, 6, 7 e 9 - 13h00 às 18h00; dias 8 e 10 - 14h00 às 20h00.
No dia 11, Dia da Cidade, as comemorações arrancam às 9h00 no Largo 1º de Maio com o Hastear da Bandeira, com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a Sociedade Filarmónica Portimonense e a Sociedade Columbófila de Portimão.
Meia hora depois será inaugurado oficialmente o espaço “Alameda Sénior”, localizado em frente à entrada para o parque de estacionamento da Praça da República, sob responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Portimão.
Às 10h30, a sessão solene terá lugar no TEMPO e será subordinada ao tema “Sustentabilidade, recursos e comunidade”, contando com as intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Isabel Guerreiro, de três especialistas na área da sustentabilidade e ambiente, e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, ficando os momentos musicais a cargo da Sociedade Filarmónica Portimonense.
O tema que inspira esta sessão será tratado por Alice Newton, oceanógrafa e professora de Ciências do Mar no Departamento de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg, Jânio Monteiro, professor do Instituto Superior de Engenharia da UAl, e Jorge Cristino, mestre em Relações Internacionais, pós-graduado em Direito do Ambiente, e especializado em Cooperação para o Desenvolvimento e em Estudos Europeus.
Ainda no âmbito da sustentabilidade, vai ser apresentado às 16h00 no Museu de Portimão o livro "A Missão das Cidades no combate às alterações climáticas", do engenheiro Jorge Cristino, que aborda o crescimento demográfico global, a concentração da população em áreas urbanas e o aumento insustentável do consumo.
Através deste trabalho, o autor pretende sublinhar o papel que as cidades podem e devem desempenhar no panorama internacional, em prol da sustentabilidade e da saúde planetária.
Também no Museu de Portimão vai ser inaugurada às 17h00 a exposição da 22.ª Corrida Fotográfica de Portimão, com entrega de prémios aos vencedores desta edição, que registou a inscrição de 131 amantes da fotografia de dez nacionalidades diferentes.
A mostra ficará patente até 23 de abril 2023, de terça-feira das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00, tendo entradas livres nas manhãs de domingo.
Em simultâneo, também será inaugurada no Museu a exposição de fotografia “Planeta em Fúria”, do engenheiro do Ambiente Bruno Gonçalves, natural de Portimão, que visa sensibilizar para as "profundas e severas" alterações climáticas. Patentes até 19 de fevereiro, as imagens de tempestades, vulcões, eventos e efeitos severos poderão ser vistas no horário de funcionamento do Museu de Portimão.
Destaque ainda para a abertura oficial do novo polo local da Escola de Hotelaria e Turismo que, por estes dias, começará a funcionar nas antigas instalações do antigo Estabelecimento Prisional de Portimão, após obras de requalificação.
Com inúmeras atividades desportivas, culturais e populares para todos os gostos e idades, articuladas com o movimento associativismo das três freguesias do concelho, entre as quais hidroginástica, petanca, karaté, xadrez, baile, rock, cante, escorregas, empreita de palma e muito mais, o programa oficial prolonga-se até 12 de dezembro.