Sociedade

Arrancou quarta campanha arqueológica no sítio arqueológico do cerro do Castelo de Alferce

Entre 17 de julho e 8 de setembro decorre mais uma campanha arqueológica no sítio arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, no âmbito do projeto de investigação plurianual em arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”.

PUB
Este projeto de investigação que decorre desde 2020, é promovido pelo Município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.
 
Face aos resultados das três campanhas arqueológicas já realizadas, nota da autarquia revela que é objetivo prosseguir com a investigação «entre os tramos de muralha oeste dos dois recintos fortificados existentes no topo do cerro, assim como a área da antiga entrada para o recinto fortificado superior (o vulgarmente chamado castelo de Alferce) e, também, a designada “plataforma pré-histórica”». 
 
Além dessas três áreas prevê-se a realização de mais sondagens arqueológicas, nomeadamente no canto noroeste do castelo de Alferce (interior e exterior do tramo de muralha norte) e, também, junto à face interna do tramo de muralha norte do segundo recinto fortificado - estrutura defensiva enquadrável no século IX. Paralelamente, será levada a cabo mais uma ação de limpeza do terreno na área definida pelos dois recintos fortificados, com a remoção de pedras derrubadas que se encontram dispersas pelo solo.
 
Segundo o Município, nesta quarta campanha arqueológica estarão estudantes e investigadores associados a diferentes instituições de ensino superior nacionais, sobretudo relacionados com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural. De realçar que perto do término dos trabalhos de campo será realizado mais um “dia aberto” à população (cuja data será oportunamente divulgada).