Saúde

ARS Algarve cria consulta especializada para utentes com feridas complexas

 
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento, integrado na Administração Regional de Saúde do Algarve, (ARS) criou uma consulta especializada para utentes com feridas complexas.

De acordo com comunicado da ARS, o serviço, inicialmente a funcionar no Centro de Saúde de Silves, "pretende ser não só uma referência na prestação de cuidados aos doentes com feridas complexas baseados nas melhores práticas e evidência científica, como proporcionar consultadoria, formação e capacitação a todos os profissionais do ACeS Barlavento que estejam envolvidos no tratamento de feridas".  
 
Devido à elevada prevalência de feridas," agudas e crónicas", no atual contexto dos cuidados de saúde, com as suas consequentes implicações na qualidade de vida das pessoas, a ARS fala de um problema relevante para os profissionais de saúde e também para as instituições. 
 
A implementação do projeto que é uma novidade nos serviços da região de saúde do Algarve, tem como principais objetivos, contribuir para a prestação de cuidados de qualidade na prevenção e tratamento das feridas tendo por base a evidência científica disponível a nível nacional e internacional; promover a articulação multidisciplinar contínua e formação entre os diversos profissionais que colaboram no tratamento do utente, além de proporcionar uma rápida cicatrização das feridas.
 
O início de atividade da Consulta de Feridas Complexas teve lugar no dia 23 de janeiro e contou com a presença da secretária de Estado para a Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e da Vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Josélia Gonçalves.