Sociedade

ARS Algarve lança campanha «Prevenção da infeção VIH – USE PRESERVATIVO»

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP, organiza mais uma campanha de verão, neste caso com o lema «Prevenção da Infeção VIH – USE PRESERVATIVO».

PUB
 
Segundo refere nota da ARS, desde o mês de maio de 2015 que todas as Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde da ARS Algarve (Unidades de Saúde Familiar, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidades de Cuidados na Comunidade) disponibilizam gratuitamente aos utentes, nas salas de tratamentos e nos gabinetes de enfermagem consoante as Unidades, preservativos masculinos, preservativos masculinos extra-fortes, preservativos femininos e gel lubrificante.
 
O utente pode levar a quantidade de preservativos e gel que precisar, não sendo necessário pedir a nenhum profissional de saúde a entrega.
 
Até agora, as Unidades já receberam mais de 70 mil preservativos masculinos, perto de 12 mil preservativos masculinos extra-fortes, e mais de 11 mil preservativos femininos e também gel lubrificante.
 
As Pousadas da Juventude e os Parques de Campismo do Algarve já foram contactados, quatro Pousadas e 13 Parques de Campismo estão a receber preservativos masculinos e femininos, assim como folhetos informativos e cartazes alusivos ao uso do preservativo. 
 
Foram também afixados nas dez estações de Comboios na região, cartazes com informação sobre o Uso do Preservativo e com o contacto do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/sida do Departamento de Saúde Pública e Planeamento, para quem quiser tirar dúvidas, realizar aconselhamento e o teste de deteção da Infeção VIH/sida.
 
Durante o período do verão serão ainda realizadas intervenções de aconselhamento e realização do teste rápido VIH na zona do Barlavento e do centro da região algarvia.
 
O aconselhamento e teste rápido são realizados por uma equipa de profissionais de saúde, o resultado está disponível 20 minutos após a realização do teste, e qualquer pessoa pode recorrer à Unidade Móvel e à equipa de saúde de forma gratuita, anónima e confidencial.