Segundo denunciou a delegação do Algarve do SEP, na Unidade de Saúde familiar Lauroé, no Centro de Saúde de Loulé, algumas consultas foram hoje realizadas com a chuva a cair dentro do gabinete.
Na USF Albufeira chove em dois gabinetes com os utentes a reclamar no livro amarelo por serem atendidos nestas condições, adiantou o mesmo Sindicato.
As duas Unidades de Saúde Familiar funcionam em contentores que têm vindo a degradar-se ao longo dos anos, razão pela qual sofrem infiltrações de água que comprometem o sistema eléctrico e o funcionamento dos telefones, bem como a integridade dos equipamentos, nomeadamente informáticos, acrescenta o SEP, descrevendo que alguns funcionários têm vindo a queixar-se de reações alérgicas do foro respiratório e dermatológico, que atribuem ao isolamento térmico/acústico do contentor que está podre.
Entretanto a ARS Algarve já reagiu a esta denúncia do SEP, referindo que os serviços competentes, não receberam qualquer contacto a sinalizar a existência do alegado problema com infiltrações na USF Lauroé. Contudo, após a receção da informação, foram enviados técnicos para os locais para analisarem as situações.
A ARS explica que as USF Lauroé (em Loulé) e USF Albufeira, quando foram constituídas, foram instaladas provisoriamente, no ano de 2010, em módulos pré-fabricados nos perímetros dos Centros de Saúde de Loulé e de Albufeira respetivamente.
Aquele organismo revela que o Município de Loulé formalizou um protocolo com a ARS em 2010 para a disponibilização de um terreno com vista à construção de instalações definitivas, as quais se destinavam também a sedear o Agrupamento de Centros de Saúde Central, construção que nunca se concretizou, já o Município de Albufeira, manifestou intenção igualmente de ceder um terreno para a instalação definitiva da USF, o que, por motivos vários, nunca se veio a verificar.
A 10 de maio de 2016, o atual Conselho Diretivo da ARS formalizou um novo protocolo com o Município de Loulé no qual se definiram as responsabilidades financeiras pela construção da obra, a qual será levada a cabo em parceria pelas duas entidades, a iniciar em 2017. Mais recentemente, foi acordado com o Município de Albufeira a cedência de um terreno para edificar a USF, tendo havido já um estudo técnico preliminar para a sua edificação.
A Administração Regional de Saúde, assume que a situação descrita pela fotografia enviada juntamente com o referido comunicado do SEP "é totalmente desconforme com as boas práticas de atendimento nos cuidados de saúde primários", pelo que irá averiguar a veracidade da correspondência entre a foto e a alegada localização.
Algarve Primeiro