Bora Lá

Arte e ciência para assinalar Dia Nacional do Mar em Sagres

DR
DR  
A Fortaleza de Sagres assinala o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) com um programa que une arte e ciência, sublinhando a ligação do território – o Promontório de Sagres - ao Mar.

PUB

Nota enviada ao Algarve Primeiro revela o programa das celebrações que arranca no domingo, dia 16 de novembro, pelas 16 horas, em que a Fortaleza de Sagres apresenta A_Live, um projeto performativo concebido pela corpodehoje Associação Cultural, que explora a comunicação entre o corpo, a voz e o som profundo de um contrabaixo. "Através da improvisação em dança e voz, a performer ananeto (Ana Borges) funde-se com o instrumento, tratado como uma extensão do seu próprio corpo". Acompanhada por Álvaro Rosso no contrabaixo, "a criação desenha um diálogo intenso e visceral, onde o silêncio e o movimento marcam a cadência de um espetáculo que é sempre único", lê-se na nota.

No dia 18 de novembro, a Fortaleza de Sagres promove em parceria com o Centro Ciência Viva de Lagos a visita “Por Mares nunca dantes navegados”. Esta visita guiada é uma viagem de descoberta pela geologia e biologia marinha da costa de Sagres e está dividida em dois momentos. A visita terá como ponto de encontro a Fortaleza de Sagres, pelas 14h30. No Promontório de Sagres, o geólogo Paulo Fernandes da Universidade do Algarve, irá desvendar as histórias dos mares jurássicos, contadas através das rochas. Um segundo momento consiste na visita à Estação Marinha de Sagres. Neste centro de inovação, a investigadora Ana Lopes irá guiar os participantes, mostrando as fragilidades do ecossistema marinho e apresentando o inovador projeto de repovoamento de corais que se encontra a ser desenvolvido com o apoio do centro. A visita termina por volta das 17 horas.

As duas atividades – A_Live e visita interpretativa - são de entrada livre, embora sujeita a inscrição obrigatória.

Para mais informações e reservas: [email protected]