Cultura

Artista plástico Júlio Antão inaugura exposição em Albufeira

(A.R.T.E.) artista plástico Júlio Antão
(A.R.T.E.) artista plástico Júlio Antão  
O artista plástico Júlio Antão vai estar presente na inauguração da sua mais recente exposição, intitulada A.R.T.E., este sábado, dia 9, às 15h30, na Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira, com entrada livre.

PUB

Júlio Antão é natural de Albufeira e para além de pintura e da escultura, explora outras vertentes da arte, como cerâmica, fotografia, design de equipamentos, interiores e publicidade, regista nota da Câmara de Albufeira. 

Com curadoria de António Costa Valente, esta mostra apresenta “uma proposta profundamente enraizada na identidade do Algarve”, diz o catálogo, o qual aponta um “ponto de partida: o camaleão”, o qual “é mais do que um símbolo da fauna algarvia: é metáfora viva da mutação, da adaptação e da transcendência. Através da fotografia, o artista oferece-nos uma abordagem plástica única, em que cada cor, cada forma em transição, é captada e amplificada para além do visível, transportando-nos para um espaço onde o real se funde com o onírico”, assina António Costa Valente.

Segundo o curador, há no artista “uma vocação para o múltiplo. O seu percurso é marcado por décadas de experimentação, exposições e intervenções públicas, sempre com a mesma premissa: não parar. Albufeira, aqui, é origem e destino, mas também ponto de fuga. É dela que parte este impulso para criar novos mundos, novas ‘albufeiras’ onde a arte pode ganhar asas e voar para territórios não cartografados.”

Júlio Antão foi membro fundador da Associação Internacional de Arte, PAS - Peace and Art Society, Portugal, tendo sido presidente da associação até fevereiro do ano passado. É Membro Honorário na iniciativa de artistas GAPi - Genuine Art Projects internacional, Países Baixos e Co-curador Executivo das exposições GAPi em Portugal e Espanha. É presidente Honorário no Art Committee of International Culture & Arts Federation e FIAG-Fantapia International Art Group, Coreia do Sul. No seu currículo tem mais de 120 exposições individuais e coletivas. Nos últimos anos expôs o seu trabalho em vários países como: Portugal, Espanha, Brasil, Bélgica, Países Baixos, Macedônia, Inglaterra, Irão, República da Coreia, Turquia, México, Peru, Cuba, Chile, Colômbia, Equador e Costa Rica. Obteve vários prémios na área da pintura, escultura e fotografia e o seu trabalho está representado em coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais.

A mostra estará patente até 6 de setembro no horário 09h30-12h30 e 13h30-17h00, de segunda-feira a sábado, exceto domingos e feriados.