Sociedade

Artista Silvense homenageada em mais de uma centena de milhar de selos

Os CTT lançaram ontem, a série “Vultos da História e da Cultura Nacionais” do Plano Filatélico de 2014. A artista silvense Maria Keil é uma das seis personalidades homenageadas nesta coleção.

PUB
 
Florbela Espanca (escritora e poetisa), João Hogan (mestre gravador e pintor), Joaquim Namorado (poeta e matemático), António Dacosta (poeta e pintor) e Sebastião e Silva (matemático) são os restantes cinco vultos homenageados nesta série.
 
O selo de cada um dos homenageados tem uma tiragem e valor facial próprio. Maria Keil será lembrada num selo com uma tiragem de 120 000 exemplares e um valor facial de 0,50 €. 
 
Para além da fotografia dos homenageados, cada selo contem pormenores que remetem para o trabalho e criações pelas quais os mesmos se destacaram.
 
Desde pintora, decoradora, ceramista, desenhadora, cenógrafa, designer gráfica e de mobiliário, figurinista, escritora a autora de tapeçarias e de composição de azulejos, Maria Keil foi uma artista singular pela sua diversidade.
 
Nascida a 9 de agosto de 1914 em Silves, estudou pintura na Escola de Belas Artes em Lisboa, tendo falecido em junho de 2012 com 97 anos. 
 
Todos os dias milhares de pessoas cruzam-se com obras suas em diversos espaços públicos, seja em Silves, Lisboa, Paris, Luanda ou Nova Iorque. 
 
A sua memória permanece viva na Biblioteca Municipal de Silves, onde desde o dia 3 de setembro de 2009, está exposto, na sala que tem o seu nome, um autorretrato seu (pintado em 1941), bem como um fac-simile da carta que escreveu e que descreve as razões pelas quais ofereceu esta obra ao Município.