Cultura

Artistas Ana Paula Almeida e Maria Bárbara Reis expõem trabalhos em Albufeira

 “No Limite” de Bárbara Reis
“No Limite” de Bárbara Reis  
De 3 a 27 de junho, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros exibe a mostra intitulada “Tela, Papel, Tesoura”, de Ana Paula Almeida.

Com o foco na promoção da sustentabilidade e na consciencialização para o desperdício, Ana Paula Almeida apresenta uma exposição com recurso à técnica de colagem sobre tela, utilizando materiais reciclados, como papel de jornais e revistas, levando para os seus projetos uma nova dinâmica, oferecendo a esses materiais uma nova vida.
 
De acordo com a artista “as cores e as formas são os elementos de maior destaque, que através de motivos geométricos abstratos, criam texturas e relevos, conduzindo o espetador para a obra”. Ana Paula Almeida revela, igualmente, que a sua inspiração “surge, essencialmente, de animais e pessoas, sempre com a perspetiva da cor como foco”.
 
 
Este novo trabalho da artista contemporânea pode ser apreciado de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Ana Paula Almeida nasceu a 13 de abril de 1959, em Sintra, e licenciou-se em Artes Visuais na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Desde cedo mostrou grande aptidão para o desenho e ao longo de toda a sua carreira tem vindo as explorar diversificadas áreas como a pintura em tela e digital, escultura, trabalhos manuais, fotografia, vídeo e design.
 
Paralelamente, na Galeria Municipal João Bailote, Bárbara Reis apresenta a exposição de pintura “No Limite”, de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
 
Maria Bárbara Reis nasceu em Santa Bárbara de Padrões, no concelho de Castro Verde. Depois de ter desenvolvido a sua atividade profissional no Algarve dedicou-se à pintura e, foi então, que descobriu nas tintas e nos pincéis uma das suas grandes paixões.
 
A artista expõe de 16 de junho a 8 de julho, um conjunto de trabalhos contemporâneos que retratam a importância da textura e da cor na compreensão das peças.