Cultura

“As aventuras da Cuscas” do escritor e apicultor Paulo Santos nas escolas e na Biblioteca Municipal de Albufeira

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge em Albufeira acolhe no próximo dia 14 de maio (sábado), às 10h30, a apresentação da coleção de livros “As aventuras da Cuscas”, uma adaptação para crianças, para que os mais novos aprendam de forma divertida a vivência das abelhas.

PUB
 
A obra que é da autoria de Paulo Santos, escritor e apicultor, baseou-se na sua experiência com as abelhas para escrever este projeto.
 
De 9 a 13 de maio, “As aventuras da Cuscas” serão dadas a conhecer aos alunos do 4º ano do 1º Ciclo, envolvendo 23 turmas, e mais 476 alunos, pertencentes a 11 escolas. 
 
Segundo adianta a autarquia de Albufeira em nota divulgada, Paulo Santos baseou-se na sua experiência de apicultor para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas através da observação de uma colmeia de vidro e provar o mel por elas produzido. No total são cinco histórias que apresentam a Cuscas, uma pequena abelha muito curiosa e trabalhadora.
 
Juntamente com os seus amigos, Carlota e Vasco e com a ajuda da sua rainha Vitória vão viver muitas aventuras. Trata-se de uma iniciativa que visa essencialmente mostrar a importância deste inseto no meio-ambiente, bem como sensibilizar as crianças para um consumo maior do mel ao invés do habitual açúcar.
 
Nos títulos disponíveis do autor encontram-se “Cuscas” para pré-escolar e 4 obras dirigidas ao 1o Ciclo, nomeadamente, Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos, Cuscas na torre de Belém, Cuscas no Castelo de Guimarães e Cuscas no Mosteiro da Batalha. A Câmara Municipal de Albufeira adquiriu a coleção completa para as bibliotecas escolares do 1º Ciclo, de modo a promover junto dos alunos um maior interesse pela temática.