Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
As cores da felicidade. Qual é a sua?
Imprimir Partilhar por email
As cores influenciam estados de alma e a própria forma como encaramos a vida.
 
Há quem afirme que, uma pessoa rodeada “pelas cores da felicidade”, nunca estará deprimida, pelo que, o fundamental é conhecer as cores que mais se adequam à sua personalidade e estilo.
 
A cor depende da luz e da forma como é absorvida e refletida  numa determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. 
 
No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e assumir significados diferentes.
 
Comecemos pela cor que, normalmente está nos “top das preferências”: o azul.
 
Símbolo de tranquilidade, serenidade e harmonia, a cor azul está também associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.
 
Esta cor está relacionada com a realeza e o célebre “sangue azul”, bem como ao pragmatismo e à capacidade de resolver problemas. O azul representa a descida da temperatura e com essa queda, tudo se orientará para a calma e para a tolerância. A astrologia atribui a cor azul aos signos de Balança, Sagitário e Virgem.
 
Em torno da cor verde, giram associações como esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude.
 
Esta cor está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
 
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. A decoração em tons de verde nos espaços de trabalho ou mesmo no quarto das crianças, é um forte contributo para a tranquilidade e bem-estar.
 
Podem repetir-se signos, já que o verde acompanha praticamente todos os nativos dando ênfase a Peixes, Aquário, Gémeos e Escorpião. 
 
O lilás encerra um conjunto de encantos que se estendem à espiritualidade, à magia e ao mistério.
 
Esta cor é um natural convite à reflexão, à mudança de atitude e à tomada de consciência. É a cor da transformação e, consequentemente da libertação daquilo que “não nos faz falta”.
 
Não deve ser utilizado em excesso, já que este tom pode provocar sentimentos negativos e o oposto do que se pretende com libertação.
 
Os signos mais ligados a esta cor são precisamente aqueles mais interessados pelo mundo espiritual. Escorpião, Sagitário, Caranguejo, Balança, Peixes e Aquário.
 
Mais leve e alegre, o amarelo significa luz, calor, descontração, otimismo e movimento. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. A cor amarela proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
 
O amarelo é a cor dos signos de Gémeos e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro e ao luxo.
 
Chegamos à cor mais escura de todo o espectro das cores: o preto que simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão.
 
A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano).
 
Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto que, para outras é ausência de luz. A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar.
 
A cor preta também significa tristeza e reverência, razão pela qual muitas culturais a associam ao luto.
 
O preto também simboliza classe, elegância e sofistificação. No mundo dos negócios, a opção pelo preto dá lugar a uma imagem de nobreza, afirmação, classe, luxo e qualidade.
 
Os signos mais ligados ao preto e ao seu simbolismo são Touro, Capricórnio, Leão e Aquário.
 
Na linha da prosperidade e do sucesso, temos a cor laranja que representa também alegria e vitalidade.
 
É uma cor quente e “sem preconceitos”, razão pela qual está associada à inspiração e criatividade.
 
É uma cor de energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade, pelo que, nem sempre é bem encarada por algumas pessoas que a associam à libertinagem.
 
Tal como o positivo é inspirador, também o outro lado da cor laranja deve ser tido em conta para evitar vibrações negativas. Naturalmente a cor laranja acelera a mente e o corpo, pelo que está ligada à  ansiedade e instabilidade emocional. Muitas vezes o laranja está associado aos dramas de vida, à inquietação e à tristeza, motivo pelo qual não deve ser usado por pessoas stressadas ou que se irritam com facilidade.
 
Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.
 
É uma cor forte e associada aos signos de Gémeos e Carneiro.
 
Com mais neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção, temos o cinzento.
 
Por ser uma cor neutra, o cinzento não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como não tem uma carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento. Ao mesmo tempo, por ser uma cor neutra e sem emoções, também é identificada como uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.
 
Sendo uma cor intermediária entre o branco e o preto, o cinzento pode estar associado a ambas através das suas tonalidades mais claras e mais escuras.
 
Há pessoas que associam o cinza à perda, depressão, isolamento ou solidão.
 
No contexto do mundo dos negócios, a roupa cinza geralmente ligada aos fatos para homens e mulheres, indica subtileza, maturidade, responsabilidade e eficiência no trabalho. A sua utilização deve ser ponderada, já que também pode indicar conservadorismo, uma atitude de indecisão e ausência de energia ou iniciativa.
 
Os signos mais ligados a esta cor são Peixes, Touro, Capricórnio, Balança, Escorpião e Caranguejo.
 
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
 
Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.
 
A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
 
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
 
O signo que melhor se relaciona com o branco é mesmo Caranguejo pelas suas características e disponibilidade.
 
A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.
 
A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
 
Um ambiente pintado de vermelho torna-se vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
 
O vermelho está associado aos signos de Carneiro e Touro.
 
A cor castanha significa conforto, segurança e simplicidade.
 
É a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar esta cor a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Antigamente era associado aos agricultores e a outras atividades ao ar livre.
 
Quando usada na decoração de interiores, a cor castanha transmite uma sensação de calma, conforto físico e qualidade. No entanto, como acontece com várias cores, também pode ter ligações negativas. Neste caso, o castanho é associado por algumas pessoas a mesquinhez ou falta de requinte.  
 
Também associado à aquisição de bens, o castanho está relacionado com a ideia de trabalho e de grandes quantias de dinheiro. Segundo a cultura ocidental, o castanho representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.
 
Os signos que melhor representam esta cor são Touro, Virgem e Capricórnio.
 
As cores influenciam muito os sentimentos que se desenvolvem num determinado local, pelo que, vale a pena alterar as mesmas sempre que se justifique, quando há necessidade de tirar partido de uma situação ou de um momento. Não é por acaso que escolhemos a roupa para cada ocasião. O mesmo se pode fazer com a decoração dos espaços e com um melhor aproveitamento das cores da nossa vida!
 
Fátima Fernandes
 
50 dicas mais lidas

Educação: o que não se deve (de forma alguma) fazer a uma criança

(87398)

Pais são responsáveis pelo mau comportamento dos filhos

(37157)

Há pessoas que (só) falam mal dos outros. Saiba porquê.

(19225)

Sabe o que é Síndrome de Húbris? É a doença do poder!

(14018)

Não podemos viver sem amor

(11994)

O que se esconde atrás da traição feminina?

(10997)

A mentira: um mal necessário

(9156)

As pessoas tristes são as mais egoístas!

(9051)

Idade não traduz maturidade

(8839)

“Bom português”:sabe como/quando utilizar ás, às e hás?

(8339)

Afinal, há sexo no local de trabalho! – estudo mostra realidade desconhecida

(8287)

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional

(8028)

Os principais erros que os pais cometem com os filhos adolescentes

(6812)

Afinal, os amigos não são para sempre!

(5718)

Vamos ler os rótulos dos alimentos?

(5599)

É Demissexual?

(5349)

Mulheres só descobriram prazer sexual na década de 80

(5298)

Ignorância: a maior doença da Humanidade

(5163)

“Os pais não são ‘os amigos’ dos filhos”

(5104)

A “ciência” do aperto de mão

(4721)

Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

(4711)

Casais juntos 24 horas por dia – mais risco de desgaste?

(4671)

Violência doméstica: a família tem de re(agir)

(4652)

Amor:Como ultrapassar a “crise dos 7 anos”?

(4532)

Os filhos precisam de mais tempo dos pais!

(4477)

“Bom português”: sabe utilizar a vírgula?

(4468)

O poder das ervas aromáticas

(4435)

Vamos fazer a leitura dos pés?

(4347)

“Ou mudamos a educação ou o mundo vai afundar” – Claudio Naranjo

(4246)

Há cada vez mais pais com medo dos filhos. Porquê?

(4229)

Escola: o que não se deve dizer/fazer aos filhos

(4172)

A família é a base do sucesso escolar

(4134)

Rejeição dos pais deixa marcas para a vida

(4060)

Beleza não é sinónimo de felicidade - estudo

(4050)

Ansiedade: o problema psiquiátrico da atualidade

(4050)

Portugal: o país onde as crianças são “únicas e especiais”

(4025)

Descubra “o poder curativo” da praia

(4024)

Oito “segredos” para ser bom pai

(4016)

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo

(4012)

O que muda na mulher aos 40?

(3951)

“Ser fixe” na adolescência é sinal de alerta para o futuro

(3846)

“Crianças que não brincam, ficam doentes” – Mário Cordeiro

(3821)

Pais inseguros “desenvolvem” filhos instáveis

(3743)

Desenho: uma forma de expressão essencial ao desenvolvimento

(3645)

“Discussões fazem mal à saúde”

(3639)

Está a preparar o seu filho para o mundo?

(3624)

Como estimular a inteligência nos bebés

(3616)

A mudança interior aumenta a esperança de vida

(3555)

A inveja: um ponto contra a auto-estima

(3533)

O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade?

(3531)
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Caso de Covid-19 em Lagos está ligado a emigrante português

Caso de Covid-19 em Lagos está ligado a emigrante português

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Indefinição da pandemia obriga ao cancelamento do Festival MED

Indefinição da pandemia obriga ao cancelamento do Festival MED

ver mais
 
Startup de Loulé produz mil zaragatoas por dia fornecendo Algarve e Baixo Alentejo

Startup de Loulé produz mil zaragatoas por dia fornecendo Algarve e Baixo Alentejo

ver mais
 
Covid-19:A importância do apoio psicológico na fase de confinamento

Covid-19:A importância do apoio psicológico na fase de confinamento

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio