Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
As cores da felicidade. Qual é a sua?
Imprimir Partilhar por email
As cores influenciam estados de alma e a própria forma como encaramos a vida.
 
Há quem afirme que, uma pessoa rodeada “pelas cores da felicidade”, nunca estará deprimida, pelo que, o fundamental é conhecer as cores que mais se adequam à sua personalidade e estilo.
 
A cor depende da luz e da forma como é absorvida e refletida  numa determinada superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e dependendo dos seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. 
 
No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e assumir significados diferentes.
 
Comecemos pela cor que, normalmente está nos “top das preferências”: o azul.
 
Símbolo de tranquilidade, serenidade e harmonia, a cor azul está também associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.
 
Esta cor está relacionada com a realeza e o célebre “sangue azul”, bem como ao pragmatismo e à capacidade de resolver problemas. O azul representa a descida da temperatura e com essa queda, tudo se orientará para a calma e para a tolerância. A astrologia atribui a cor azul aos signos de Balança, Sagitário e Virgem.
 
Em torno da cor verde, giram associações como esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude.
 
Esta cor está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
 
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. A decoração em tons de verde nos espaços de trabalho ou mesmo no quarto das crianças, é um forte contributo para a tranquilidade e bem-estar.
 
Podem repetir-se signos, já que o verde acompanha praticamente todos os nativos dando ênfase a Peixes, Aquário, Gémeos e Escorpião. 
 
O lilás encerra um conjunto de encantos que se estendem à espiritualidade, à magia e ao mistério.
 
Esta cor é um natural convite à reflexão, à mudança de atitude e à tomada de consciência. É a cor da transformação e, consequentemente da libertação daquilo que “não nos faz falta”.
 
Não deve ser utilizado em excesso, já que este tom pode provocar sentimentos negativos e o oposto do que se pretende com libertação.
 
Os signos mais ligados a esta cor são precisamente aqueles mais interessados pelo mundo espiritual. Escorpião, Sagitário, Caranguejo, Balança, Peixes e Aquário.
 
Mais leve e alegre, o amarelo significa luz, calor, descontração, otimismo e movimento. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. A cor amarela proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
 
O amarelo é a cor dos signos de Gémeos e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro e ao luxo.
 
Chegamos à cor mais escura de todo o espectro das cores: o preto que simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão.
 
A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano).
 
Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto que, para outras é ausência de luz. A cor existe graças à luz, e uma substância é preta porque absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar.
 
A cor preta também significa tristeza e reverência, razão pela qual muitas culturais a associam ao luto.
 
O preto também simboliza classe, elegância e sofistificação. No mundo dos negócios, a opção pelo preto dá lugar a uma imagem de nobreza, afirmação, classe, luxo e qualidade.
 
Os signos mais ligados ao preto e ao seu simbolismo são Touro, Capricórnio, Leão e Aquário.
 
Na linha da prosperidade e do sucesso, temos a cor laranja que representa também alegria e vitalidade.
 
É uma cor quente e “sem preconceitos”, razão pela qual está associada à inspiração e criatividade.
 
É uma cor de energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade, pelo que, nem sempre é bem encarada por algumas pessoas que a associam à libertinagem.
 
Tal como o positivo é inspirador, também o outro lado da cor laranja deve ser tido em conta para evitar vibrações negativas. Naturalmente a cor laranja acelera a mente e o corpo, pelo que está ligada à  ansiedade e instabilidade emocional. Muitas vezes o laranja está associado aos dramas de vida, à inquietação e à tristeza, motivo pelo qual não deve ser usado por pessoas stressadas ou que se irritam com facilidade.
 
Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.
 
É uma cor forte e associada aos signos de Gémeos e Carneiro.
 
Com mais neutralidade, elegância, sofisticação e ausência de emoção, temos o cinzento.
 
Por ser uma cor neutra, o cinzento não tem nas suas características a capacidade de estimular ou tranquilizar. Como não tem uma carga emotiva, é frequentemente caracterizada como uma cor enfadonha e sem movimento. Ao mesmo tempo, por ser uma cor neutra e sem emoções, também é identificada como uma cor dotada de compostura, solidez e estabilidade.
 
Sendo uma cor intermediária entre o branco e o preto, o cinzento pode estar associado a ambas através das suas tonalidades mais claras e mais escuras.
 
Há pessoas que associam o cinza à perda, depressão, isolamento ou solidão.
 
No contexto do mundo dos negócios, a roupa cinza geralmente ligada aos fatos para homens e mulheres, indica subtileza, maturidade, responsabilidade e eficiência no trabalho. A sua utilização deve ser ponderada, já que também pode indicar conservadorismo, uma atitude de indecisão e ausência de energia ou iniciativa.
 
Os signos mais ligados a esta cor são Peixes, Touro, Capricórnio, Balança, Escorpião e Caranguejo.
 
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
 
Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.
 
A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
 
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
 
O signo que melhor se relaciona com o branco é mesmo Caranguejo pelas suas características e disponibilidade.
 
A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.
 
A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
 
Um ambiente pintado de vermelho torna-se vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
 
O vermelho está associado aos signos de Carneiro e Touro.
 
A cor castanha significa conforto, segurança e simplicidade.
 
É a cor da terra e da madeira e por isso está também associada à natureza. Assim, também é possível associar esta cor a produtos naturais e com o estilo de vida saudável. Antigamente era associado aos agricultores e a outras atividades ao ar livre.
 
Quando usada na decoração de interiores, a cor castanha transmite uma sensação de calma, conforto físico e qualidade. No entanto, como acontece com várias cores, também pode ter ligações negativas. Neste caso, o castanho é associado por algumas pessoas a mesquinhez ou falta de requinte.  
 
Também associado à aquisição de bens, o castanho está relacionado com a ideia de trabalho e de grandes quantias de dinheiro. Segundo a cultura ocidental, o castanho representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade.
 
Os signos que melhor representam esta cor são Touro, Virgem e Capricórnio.
 
As cores influenciam muito os sentimentos que se desenvolvem num determinado local, pelo que, vale a pena alterar as mesmas sempre que se justifique, quando há necessidade de tirar partido de uma situação ou de um momento. Não é por acaso que escolhemos a roupa para cada ocasião. O mesmo se pode fazer com a decoração dos espaços e com um melhor aproveitamento das cores da nossa vida!
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
50 dicas mais lidas

Educação: o que não se deve (de forma alguma) fazer a uma criança

(87132)

Pais são responsáveis pelo mau comportamento dos filhos

(36906)

Há pessoas que (só) falam mal dos outros. Saiba porquê.

(18507)

Sabe o que é Síndrome de Húbris? É a doença do poder!

(13604)

Não podemos viver sem amor

(11873)

O que se esconde atrás da traição feminina?

(10731)

A mentira: um mal necessário

(9009)

As pessoas tristes são as mais egoístas!

(8877)

Idade não traduz maturidade

(8589)

“Bom português”:sabe como/quando utilizar ás, às e hás?

(8171)

Afinal, há sexo no local de trabalho! – estudo mostra realidade desconhecida

(8073)

Educação: orientar as crianças para a maturidade emocional

(7636)

Afinal, os amigos não são para sempre!

(5592)

Vamos ler os rótulos dos alimentos?

(5520)

Os principais erros que os pais cometem com os filhos adolescentes

(5516)

É Demissexual?

(5242)

Mulheres só descobriram prazer sexual na década de 80

(5196)

“Os pais não são ‘os amigos’ dos filhos”

(4988)

Ignorância: a maior doença da Humanidade

(4726)

Abraços melhoram a memória e o bem-estar físico

(4615)

Violência doméstica: a família tem de re(agir)

(4548)

Casais juntos 24 horas por dia – mais risco de desgaste?

(4518)

A “ciência” do aperto de mão

(4499)

Amor:Como ultrapassar a “crise dos 7 anos”?

(4381)

Os filhos precisam de mais tempo dos pais!

(4367)

O poder das ervas aromáticas

(4315)

“Bom português”: sabe utilizar a vírgula?

(4249)

Vamos fazer a leitura dos pés?

(4155)

“Ou mudamos a educação ou o mundo vai afundar” – Claudio Naranjo

(4089)

Há cada vez mais pais com medo dos filhos. Porquê?

(4082)

Escola: o que não se deve dizer/fazer aos filhos

(4069)

A família é a base do sucesso escolar

(3963)

Ansiedade: o problema psiquiátrico da atualidade

(3954)

Beleza não é sinónimo de felicidade - estudo

(3936)

Descubra “o poder curativo” da praia

(3922)

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo

(3917)

Rejeição dos pais deixa marcas para a vida

(3913)

Portugal: o país onde as crianças são “únicas e especiais”

(3909)

Oito “segredos” para ser bom pai

(3829)

O que muda na mulher aos 40?

(3822)

“Ser fixe” na adolescência é sinal de alerta para o futuro

(3744)

“Crianças que não brincam, ficam doentes” – Mário Cordeiro

(3715)

Pais inseguros “desenvolvem” filhos instáveis

(3634)

Está a preparar o seu filho para o mundo?

(3526)

Como estimular a inteligência nos bebés

(3518)

Desenho: uma forma de expressão essencial ao desenvolvimento

(3506)

“Discussões fazem mal à saúde”

(3501)

A mudança interior aumenta a esperança de vida

(3444)

A inveja: um ponto contra a auto-estima

(3432)

O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade?

(3426)
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Mulher morre em despiste e outras duas ficam feridas em Loulé

Mulher morre em despiste e outras duas ficam feridas em Loulé

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
II Liga:Farense vence Vilafranquense e lidera à condição

II Liga:Farense vence Vilafranquense e lidera à condição

ver mais
 
“Pelo direito a uma sexualidade digna e adequada” foi tema de simpósio em Albufeira

“Pelo direito a uma sexualidade digna e adequada” foi tema de simpósio em Albufeira

ver mais
 
46.ª Volta ao Algarve Cofidis:Cees Bol vence categoricamente em Tavira

46.ª Volta ao Algarve Cofidis:Cees Bol vence categoricamente em Tavira

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio