No âmbito do Orçamento Participativo de Portugal, vai estar a votação até ao dia 10 de setembro o projeto de criação da Hemeroteca Digital do Algarve, uma ideia de Luís Guerreiro, presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, recentemente falecido.
A candidatura pretende garantir a salvaguarda de todos os periódicos - jornais e revistas – produzidos no Algarve desde 1833 até aos nossos dias, em formato digital e de fácil consulta pública.
A divulgação da lista de projetos vencedores, ou seja, aqueles que recolherem mais votos, será conhecida em outubro.
Pode não só votar como partilhar o link para votação no seu Facebook: https://opp.gov.pt/projetos/todos/709-hemeroteca-digital-do-algarve
A Hemeroteca Digital do Algarve constituía uma aspiração de Luís Guerreiro, homem fortemente empenhado na construção do saber histórico do Concelho de Loulé e da região, destaca nota da autarquia louletana.
“O Algarve possui centenas de títulos de publicações periódicas de âmbito público, desportivo, turístico, religioso, de associações de classe, de feição comercial, que abrangem os últimos anos da monarquia, a primeira república, o estado novo e a democracia. A história do Algarve destes últimos 180 anos está plasmada nestas publicações. Daí o seu inestimável interesse e importância decisiva para a elaboração de trabalhos de investigação sobre a região”, refere a proposta apresentada.