A eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Montenegro, Catarina Marques, viu aprovada uma moção que demonstra a "insatisfação e preocupação pela insuficiência de verbas que o orçamento municipal (CMFaro), se propõe atribuir nas transferências para as freguesias".
A Moção lembra que o orçamento municipal para 2018, é de 37 milhões 286 mil euros, cujo montante não inclui o Teatro Municipal de Faro (935 mil euros).
Quanto à Ambifaro, o seu orçamento previsional para 2018 apresenta um passivo de 49 mil euros como resultado líquido do período.
Relativamente às transferências para as freguesias estas totalizam, de acordo com a mesma moção, 181 mil euros, "apenas 0,5% do orçamento e abaixo dos 191 mil do orçamento de 2017".
Com base nestas contas, Catarina Marques, diz que 181 mil euros "é manifestamente insuficiente" para potenciar a capacidade de intervenção das Juntas de Freguesia na resolução dos problemas dos fregueses e não sinaliza devidamente o reconhecimento de que podem e devem ser atríbuidos mais recursos, competências e poder de decisão a quem está mais próximo dos cidadãos.
Desta forma foi deliberado em Assembleia de Freguesia, reunida no passado dia 13 de dezembro, manifestar à Câmara Municipal de Faro a sua insatisfação e preocupação pelos baixos valores aprovados nas tranferências para as freguesias, tanto em despesas correntes como em despesas de capital, assim como dar conhecimento à Assembleia Municipal de Faro e às restantes Juntas e Assembleias de Freguesia do Concelho.