Em comunicado, o movimento diz que a iniciativa visa valorizar a imagem de Lagos, promover a gastronomia local e dinamizar a economia do concelho, envolvendo restaurantes, produtores locais e demais agentes económicos, "contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a promoção do território ao longo do ano".
A moção, que foi aprovada por maioria pela Assembleia Municipal de Lagos, teve a abstenção do PS, que lidera o poder executivo.
Lagos com Futuro espera que a Câmara Municipal respeite a deliberação da Assembleia Municipal e que proceda à implementação desta medida, com o objetivo de a colocar em funcionamento ainda este ano.
Sendo a gastronomia um dos pilares identitários do concelho de Lagos, com uma ligação profunda ao mar e à terra, a moção defende a participação de todas as forças políticas da Assembleia Municipal, no sentido de lançar o evento a decorrer anualmente, preferencialmente entre setembro e outubro.
Para o movimento, trata-se de uma plataforma de promoção da cidade e das freguesias, "um incentivo ao setor turístico e comercial, e um instrumento eficaz para dinamizar a economia local, contribuindo simultaneamente para o reforço da marca Lagos no panorama regional e nacional".
Deste modo, o representante do grupo municipal Lagos com Futuro, propôs que a Assembleia Municipal de Lagos delibere recomendar à Câmara Municipal a criação, organização e implementação, em 2026, da Quinzena Gastronómica de Lagos como evento anual, destinado a promover a economia local, a cultura gastronómica e a imagem positiva do concelho; determine que esta iniciativa seja alvo de discussão e contributo por todas as forças políticas da Assembleia Municipal, definindo, de forma participada, o conceito final, os objetivos e o modelo organizativo, e que, se necessário para atingir os objetivos finais, seja criada uma comissão na Assembleia Municipal; além de solicitar que a autarquia apresente, até abril de 2026, um plano detalhado contendo: a estrutura e conceito do evento; calendarização; orçamento e fontes de financiamento; lista de potenciais parceiros; estratégia de comunicação e promoção e indicadores de avaliação e impacto económico.
É ainda recomendado que a Câmara Municipal promova o evento através de uma campanha profissional de comunicação e marketing, reforçando a imagem do concelho a nível nacional e internacional.