A Assembleia Municipal de Aljezur aprovou por unanimidade, na sua sessão ordinária de 25 de fevereiro, uma moção de condenação ao ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e de solidariedade à população ucraniana.
Na moção a Assembleia Municipal de Aljezur, condena «veementemente» o ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e apela à retirada imediata das forças militares russas daquele país soberano. «Acreditamos que as soluções pacíficas e diplomáticas são aquelas que, no quadro dos valores do século XXI, melhor defendem as pessoas, a prosperidade e o crescimento dos países».
É defendida «firmemente» a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. «Uma palavra de solidariedade para com o povo ucraniano, a comunidade ucraniana presente no nosso país e muito em particular os residentes no Município de Aljezur, também eles com familiares e amigos nas áreas de combate».
Aquele órgão municipal congratula e apoia a mensagem do primeiro-ministro, de que o país está pronto para acolher e apoiar «aqueles que decorrentes destes atos de violência viram as suas vidas dilaceradas».
No mesmo documento, lê-se que «o apoio às populações afetadas é urgente e todo o apoio lhes deve ser urgentemente facultado. Apelamos a uma posição clara e consistente a nível da UE, bem como a aplicação de severas sanções com fortes repercussões económicas para os responsáveis por esta agressão».
Foi também aprovado dar conhecimento desta moção ao Presidente da República, primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixadora da Ucrânia em Portugal.