Política

Assembleia Municipal de Faro aprova Moção do PCP para abolir portagens na Via do Infante

 
A Assembleia Municipal de Faro, aprovou na passada segunda feira uma moção do PCP que exige ao Governo que proceda à imediata abolição de portagens na Via do Infante.

 
A moção foi aprovada com os votos favoráveis do PCP, BE, PS e PAN e com os votos contra do PSD, CDS, MPT e PPM.
 
No decorrer da última reunião da Assembleia Municipal de Faro, que não foi concluída, o PCP diz que foram apreciadas outras matérias. 
 
Os comunistas estão contra à transferência de encargos para as autarquias, «em nome da dita descentralização, na qual convergem PSD e PS»; e criticam o facto da empresa municipal Ambifaro, não ter sido convertida em serviços municipalizados «continuando a "fugir" ao acompanhamento e fiscalização por parte da Assembleia Municipal de Faro».
 
O PCP lamenta a falta de resposta aos problemas da habitação, sobretudo a habitação social «na medida em que das cerca de 200 famílias que cumprem os critérios de atribuição de casa, a Câmara apenas tem 4 vagas para dar resposta a este grave problema».
 
Em relação à votação do valor do IMI também discutido nesta Assembleia Municipal, o PCP considera necessário e possível a sua redução e sublinha que tendo tido «um papel fundamental» na anterior legislatura para impor a redução da taxa de 0,50% para 0,45% do valor, diz que existem condições para que, no concelho de Faro se possa aplicar a taxa de 0,35%, por existirem condições efetivas para se concretizar, aliviando desta forma o peso fiscal que recai sobre as famílias.