Política

Assembleia Municipal de Faro aprova restauração das seis freguesias do concelho

A CDU de Faro, diz que é "inegável que a União de Freguesias diminuiu a capacidade de resposta à resolução dos problemas que afetam a população".

PUB
 
Em reunião ordinária da Assembleia Municipal de Faro, realizada em Santa Bárbara de Nexe, no passado dia 29 de fevereiro, foi aprovada uma moção apresentada pela CDU, exigindo a restauração das seis freguesias do concelho de Faro, que contou com 28 votos a favor (PCP, PS, PSD, CFC e CDS) e com 3 abstenções ( BE e CDS).
 
A mesma moção recorda que o concelho de Faro tinha três freguesias do interior (Conceição, Estoi e Santa Bárbara de Nexe), com características mais rurais e três freguesias litorais (Sé, São Pedro e Montenegro), mais urbanas, que, o novo mapa de freguesias "destruiu", criando a União de Freguesias de Conceição e Estoi e a União de Freguesias da Sé e de São Pedro.
 
Passados mais de dois anos sobre a implementação do novo mapa de freguesias, a CDU de Faro, diz que é "inegável que a União de Freguesias diminuiu a capacidade de resposta à resolução dos problemas que afetam a população, ficou mais distante do povo do ponto de vista do poder local democrático de proximidade e lesada nos seus recursos materiais, humanos e financeiros". 
 
Assim sendo, a Assembleia Municipal de Faro deliberou afirmar a exigência de que o Governo e a Assembleia da República trabalhem concertadamente para a restauração das seis freguesias que existiam no concelho de Faro, pondo fim às duas Uniões de Freguesias criadas.