Segundo comunicado do Bloco de Esquerda, nas últimas semanas têm surgido notícias de que estará previsto o encerramento de várias extensões de saúde do Algarve, que vão fechar «gradualmente» já a partir do mês de outubro.
As extensões de saúde que estarão em causa são as de Alvor e Mexilhoeira Grande.
O Bloco de Esquerda diz estar preocupado, visto que com a fusão do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio com o Hospital de Faro, vários serviços eventualmente deixarão de funcionar em Portimão.
O mesmo comunicado refere que o encerramento das extensões de saúde causa o isolamento das populações, os idosos são mais uma vez os mais prejudicados, com a falta de mobilidade e de transportes.
O BE critica a "ocultação" de toda esta operação de reorganização das unidades de saúde da região, "afetando de forma muito negativa", o futuro dos cuidados de saúde no concelho de Portimão e que está a ser programada sem qualquer discussão, ou mesmo informação ao público.
Assim, a Assembleia Municipal de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 16 de setembro, deliberou, exigir ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde do Algarve que divulguem ao público todos os projetos em estudo sobre esta operação de reorganização das unidades de saúde no concelho de Portimão, bem como rejeitar qualquer fecho de serviços de Extensões Saúde no Concelho de Portimão que represente prejuízo para as necessidades e direitos dos utentes.
Algarve Primeiro