O louvor ao Santaluziense foi aprovado depois de propostas do PS e do Chega, enquanto o de Brígida Baptista teve como proponente o PS, informou a Assembleia Municipal, num comunicado divulgado pela Câmara de Tavira.
“O Clube Recreio e Desporto Santaluziense conquistou, no passado dia 21 de dezembro de 2025, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, a Taça de Campeão de Inverno da Liga 1 da Associação de Futebol do Algarve, um feito de elevado mérito que dignifica a Vila de Santa Luzia e o concelho de Tavira”, justificou.
Brígida Baptista, que é natural de Santa Luzia e investigadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, dedicou o seu trabalho à “história da pesca do atum no Algarve, especificamente em Santa Luzia e na armação do Barril”, contribuiu para a preservação do património marítimo local e foi importante para a criação do projeto "Odisseia do Atum", que promove rotas interpretativas e atividades pedagógicas junto de escolas e associações locais, destacou.