Política

Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António unânime pela salvaguarda dos postos de trabalho na Litográfica do Sul

 
A Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, por proposta da bancada da CDU, aprovou por unanimidade, uma resolução sobre a difícil situação da Empresa Litográfica do Sul, uma das mais prestigiadas do País no sector.

 
“Os trabalhadores da empresa Litográfica do Sul, estão a enfrentar grandes dificuldades, devido ao atraso no pagamento de salários pelo segundo mês consecutivo e pela falta de esclarecimento por parte da entidade patronal sobre os motivos desta situação, que é agravada por aparentemente não faltarem encomendas, mas não haver disponível matéria-prima para laborar, o que poderá estar a arrastar a empresa para a beira do abismo” — lê-se na resolução.
 
Segundo a CDU, neste momento há mais de 40 postos de trabalho do sector produtivo em risco e a Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António entendeu, por iniciativa dos eleitos da CDU que “seria muito importante que a empresa esclarecesse os trabalhadores e a opinião pública sobre qual a real causa das dificuldades que atravessa. Por outro lado, a Câmara Municipal tem a obrigação, dentro das suas competências de fomento da economia e de intervir junto da administração da empresa no sentido de se evitar o encerramento. A Litográfica do Sul tem uma importância fundamental para o Concelho de Vila Real de Santo António”.
 
A comissão concelhia de Vila Real de Santo António do Partido Comunista Português solidariza-se com a luta dos trabalhadores da empresa, apelando à população e restantes trabalhadores "para que se unam à exigência de respostas por parte da administração, e da intervenção da autarquia e do governo na resolução deste problema", demonstrando-o em particular com a participação na Jornada Nacional de Luta convocada pela CGTP para dia 7 de Março, com manifestação às 15h30 no Largo do Mercado em Faro.