O Centro Distrital de Faro da Segurança Social procedeu ontem, à assinatura de três novos protocolos de compromisso para prestação de serviços de apoio, acompanhamento social e alojamento partilhado com o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e com o GATO – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes.
Dois apartamentos do MAPS abrangem os concelhos de Faro e Portimão, num total de 20 utentes. O apartamento do GATO abrange o concelho de Loulé, num total de 10 utentes.
Foi ainda assinado com o GATO, um protocolo de compromisso para equipas técnicas de suporte e acompanhamento a utentes em contexto habitacional “Housing First”, que abrange o concelho de Loulé, num total de 5 utentes.
Segundo o Instituto de Segurança Social, a assinatura destes protocolos, inserem-se na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023) e visa garantir à pessoa em situação de sem-abrigo, o apoio, o acompanhamento social e o alojamento promovendo a sua inserção social e autonomização.
A cerimónia de assinatura, presidida pela Diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Faro, Margarida Flores contou com a presença da Vice-Presidente do Conselho Diretivo, do Instituto de Segurança Social, I.P., Catarina Marcelino e de representantes das respetivas autarquias.