Sociedade

Associação Almargem apresenta balanço do projeto "Via Algarviana - Um Elogio à Natureza" em Castro Marim

 
A Associação Almargem promove, no próximo dia 3 de março, a sessão de apresentação dos resultados do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”.

 
O evento terá lugar no Mercado Local, em Castro Marim, com início às 10h00. 
 
Com a participação dos vários parceiros do projeto, será feito um balanço sobre os objetivos e contributos das atividades que foram desenvolvidas no âmbito da candidatura aprovada ao Fundo Ambiental, através do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, desenvolvida pela Associação Almargem entre os meses de setembro a novembro de 2019.
 
Abrangendo os municípios parceiros de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, centenas de pessoas percorreram a Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares nestes territórios de baixa densidade em ações de capacitação e workshops temáticos e ainda em ações de educação ambiental para escolas.
 
Com o objetivo de interpretar o território em diferentes temáticas, nomeadamente turismo sustentável, geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural, a Almargem explica em comunicado, que estas ações foram dirigidas a diferentes públicos-alvo: empresários, decisores e técnicos de administração regional e local e população geral.
 
Nesta sessão, serão também divulgados os produtos resultantes do projeto, desenvolvidos com o intuito de envolver e sensibilizar o público para os valores territoriais abrangidos pela Via Algarviana. Entre as novidades, será apresentado um vídeo em formato documentário, um guia digital com propostas de atividades pedagógicas para o público escolar do 1º Ciclo, e ainda um jogo didático que será agregado ao novo sítio eletrónico da Via Algarviana e que pretende testar o conhecimento dos utilizadores ao nível da biodiversidade e património cultural do território ao longo da Via Algarviana.
 
O evento culmina com a inauguração da exposição temática “Via Algarviana - Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”, às 12h00. De carácter itinerante, a mostra reúne peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto, propondo uma viagem pela cultura e património do Algarve. A exposição estará patente até ao dia 17 de abril, no Mercado Local em Castro Marim, regista também a Almargem.
 
A sessão é gratuita e aberta ao público geral.