A Almargem - Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve viu recentemente aprovada a candidatura “#AÚltimaGota_Algarve”, submetida ao Fundo Ambiental.
Trata-se de uma campanha que tem vindo a ser desenvolvida pela Almargem desde fevereiro deste ano, com o objetivo de informar e sensibilizar para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água.
As ações previstas na candidatura serão desenvolvidas até ao próximo dia 30 de novembro. A associação pretende dar continuidade ao trabalho nesta temática, aproveitando os recursos que serão criados neste âmbito para passar informação, chegando a um maior número de pessoas, desenvolvendo esforços para reunir com as diferentes entidades com poder de decisão e gestão da água na região.
Preocupada com a situação em que a região do Algarve se encontra, a Almargem formou, em janeiro de 2020, um grupo de trabalho composto por sócios, voluntários de diferentes áreas, com interesse e conhecimento nas temáticas do uso de água, agricultura, reutilização de águas residuais e intervenção ambiental e cívica.
Em comunicado, a associação explica que foi através dessa iniciativa de sensibilização e informação, que foi aprovada a candidatura, "permitindo levar a campanha a uma nova dimensão, que irá abranger os 16 municípios do Algarve".
Serão promovidas várias ações de informação, como a realização de dois webinars, com oradores convidados de áreas especializadas, um deles com o objetivo de desmistificar o uso das águas residuais e de aumentar a confiança na utilização deste recurso, e outro em que se propõe um debate sobre o passado, o presente e o futuro da água e da paisagem Mediterrânica no Algarve.
Está prevista uma ação de capacitação, composta por vários módulos, sob a temática “Cada gota conta”, com o objetivo de contribuir para a implementação do Decreto-lei nº 119/2019 de 21 de agosto que regulamenta a Água para Reutilização (ApR). Pretende-se que os participantes possam ficar capacitados para proceder ao licenciamento de uma ApR e conhecer os vários modelos de tratamento de águas residuais.
A sensibilização será também disseminada através de uma curta-metragem de animação e de uma exposição itinerante. Esta exposição irá proporcionar uma experiência interativa, levando o visitante a conhecer informações sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve, afunilando a mensagem as áreas diversas como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo.
Atuando junto dos mais novos, a Almargem adianta no mesmo comunicado, que um jogo online em formato de Quiz ficará agregado ao seu website, para testar os conhecimentos dos participantes. Este quiz será também divulgado junto do público-escolar, fomentando o seu uso como uma ferramenta para os alunos e professores do 1º ciclo de escolaridade, abordando a temática da água, "de uma forma leve, lúdica e didática".
O público-escolar da região será envolvido em mais algumas ações, mas em formatos adaptados à realidade atual de situação de pandemia pela COVID-19, privilegiando os canais online.
Com o objetivo de disponibilizar e simplificar a informação para toda a população, será elaborado um “Guia Digital – Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais”, que pretende incentivar a adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente e à poupança de água.
Serão utilizadas, para o efeito, muitas das dicas já divulgadas pela Almargem ao longo deste ano, sob a forma de “Desafios”, na página de Facebook da associação.