A Associação de Atletismo do Algarve está indignada com o facto de a Câmara Municipal de Faro querer ceder a pista de atletismo ao Farense sem ter sido ouvida e apela àquela autarquia para "repensar a matéria".
"Indignação é o que sentimos quando não somos ouvidos sobre cedência de um equipamento que faz parte da nossa existência", assume a Associação de Atletismo do Algarve (AAA), anunciando, em comunicado, que sabe que está "agendada" para uma reunião do executivo camarário um "protocolo" de utilização da pista de atletismo pelo Sporting Clube Farense".
A AAA informa que a pista de atletismo foi construída depois da reivindicação de "42 anos" daquela entidade e dos seus filiados e recordou que a AAA sempre estive disponível "para protocolo de utilização", mas que essa matéria foi "sempre sendo adiada".
Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Faro, Paulo Santos, justifica que o atual protocolo não coloca em causa a utilização da pista pelos clubes e pelos praticantes de atletismo e referiu que o Farense "só utilizará o campo relvado até às 18 horas, sempre com respeito pelas atividades que decorram na pista" A AAA, em comunicado, apela para que a Câmara de Faro repense esta matéria, argumentando que deve ser "ouvida no âmbito de qualquer protocolo de utilização da pista de atletismo".
"Senhor presidente [Rogério Bacalhau], queremos ser ouvidos em tudo o que diz respeito à pista de atletismo, porque não queremos acusá-lo de má-fé", lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social. Paulo Santos diz, por seu turno, que está surpreso com a "crítica de falta de diálogo" e recorda que, na verdade, "tudo foi explicado ao presidente da AAA em várias ocasiões, sem que tenha existido qualquer reação negativa".
O vice-presidente camarário refere ainda que decorrente do protocolo, o SC Farense "obriga-se ainda a proceder à recuperação integral do relvado, que se encontrava seriamente danificado, investindo para o efeito cerca de 50 mil euros, verba que, de momento, o município se encontra impossibilitado de alocar a esta intervenção, dadas as restrições financeiras a que está obrigado", justifica ainda Paulo Santos.
A pista de atletismo da AAA é usada diariamente como principal local de treino de seis equipas de Faro, com 350 atletas filiados e também é utilizada por outras equipas da região. A pista de atletismo é um local onde decorrem anualmente cerca de 20 eventos regulares, designadamente o Campeonato Nacional de Desporto para Deficientes ou o Campeonato Nacional Universitário.