A Academia Barroca D’Aquém Mar abre as portas a jovens músicos com nível superior que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e práticas na interpretação histórica, a realizar-se entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro, no concelho de Lagoa.
Segundo a associação, a iniciativa apresenta-se numa dinâmica de formação-concerto, culminando num concerto público sob a direção musical de Sigiswald Kuijken, figura incontornável da interpretação barroca.
Durante três dias de trabalho intensivo, os participantes integram sessões diárias, individuais e em conjunto, orientadas por Fernando Guimarães, orientador de cantores, tenor português de carreira internacional nomeado para um Grammy em 2025, pela interpretação de Il Ritorno d’Ulisse in Patria com o Boston Baroque. Vencedor de vários concursos internacionais, como “L'Orfeo” (Verona) e o Prémio Jovens Músicos (RDP), colaborou com agrupamentos de referência como L’Arpeggiata, Les Talens Lyriques, Concerto Köln, entre outros. Apresentou-se em palcos de prestígio como a Philharmonie de Berlim, Queen Elizabeth Hall de Londres e Opéra de Versailles. É co-fundador e diretor artístico do ensemble Il Filo d’Oro, dedicado à música italiana do seicento.
César Nogueira, orientador de cordas, natural de Coimbra, é doutorando em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa. Colaborou com agrupamentos como L'Arpeggiata, Il Pomo D’Oro, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Barroca de Sevilha e Divino Sospiro. Participou em projetos formativos internacionais como a Ensemble Academie da Freiburg Barockorchester e “La Primavera de La Risonanza” (Milão). Integra formações como a Real Câmara, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar e a Orquestra Barroca Casa da Música, com uma sólida carreira dedicada à performance historicamente
informada.
Elsa Mathei, baixo contínuo, Licenciada em Cravo pela ESMAE e pós-graduada em Pianoforte pela ESMUC, completou os seus estudos na Holanda (Utrecht). É fundadora e diretora artística da Orquestra Barroca D’Aquém Mar, que conta desde 2022 com direção musical de Sigiswald Kuijken. Impulsionou o ensino do cravo no Algarve e lidera projetos como o ARMILAR (Holanda) e as associações Questão Repetida e ARTIS XXI, ambas com apoio sustentado da Direção-Geral das Artes. Atualmente, dedica-se exclusivamente à criação artística e à interpretação de música antiga.
As inscrições e envio da gravação (vídeo com obra à escolha da época) decorrem até 30 de setembro. Os resultados serão divulgados a 15 de outubro.
A formação decorrerá entre os dias 25 e 26 de novembro e os ensaios com a Orquestra Barroca D’Aquém Mar nos dias 27 e 29 de novembro.
Os concerto públicos acontecem a 30 de novembro e 1 de dezembro.
Os participantes com idade mínima de16 anos, deverão ter formação e prática em instrumentos históricos e possuir instrumento próprio.
Para mais informações, contactar os serviços da associação pelos canais habituais.
O evento é produzido pela Questão Repetida, com o apoio da República Portuguesa-Cultura, Direção-Geral das Artes, Região de Turismo do Algarve, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Município de Lagoa, Município de Lagos, Junta de Freguesia de Ferragudo, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, Freguesia de São Gonçalo de Lagos, da Luz e de Odiáxere, IEFP -Instituto do Emprego e Formação Profissional, entre outras entidades.