Desporto

Associação de Futebol do Algarve festejou 101 anos promovendo três mesas redondas

 
A Associação de Futebol do Algarve (AFA) celebrou, este domingo, o 101º aniversário, na sua Sede em Faro, com um evento marcado pela dinamização de três mesas redondas.

No âmbito da celebração do centenário, a AFA promoveu no último ano um conjunto de iniciativas, sobretudo com a envolvência dos 16 municípios e de todos os seus filiados, sob a premissa: “Dignificar o Passado, Honrar o Presente, Projetar o Futuro”. Com um programa comemorativo focado nos 100 anos de história, a instituição começou o ano 101 com uma dinâmica motivadora para o futuro.
 
“O processo de desenvolvimento do clube algarvio: Métodos e Desafios” foi o tema da primeira sessão, que contou com as participações de Nemésio Martins, presidente do LGC Moncarapachense, Rui Oliveira, presidente do GEJUPCE, Pedro Arroja, Coordenador do Portimonense SC, e Gilson Pagani, dirigente do Louletano DC.
 
A segunda conversa teve como temática “Do Benjamim ao Dirigente: Ética e Fair-play” e contou com as intervenções de Luís Dias, presidente do GD Lagoa, Rodrigo Neves, coordenador do Silves FC, Custódio Moreno, diretor Regional do IPDJ, e Domingos Quádrio, representante do Agrupamento de Escolas de Albufeira.
 
Por fim, Cristiano Cabrita, vice-presidente e vereador do Desporto da Câmara de Albufeira, Telmo Pinto, presidente da JF Quarteira, e Adriano Guerra, representante da Associação de Municípios Loulé/Faro, protagonizaram a última mesa redonda da tarde, sob o tema “Algarve um só: ‘A importância das sinergias para o aumento de clubes e de praticantes'”.
 
O jornalista Rafael Duarte assumiu a moderação das temáticas, num evento que ficou marcado também pelos discursos de Alves Caetano, presidente da Mesa da Assembleia Geral da AFA, Adriano Guerra, vereador do Desporto da CM Faro, Rui Manhoso, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, e, por fim, Reinaldo Teixeira, presidente da Direção da AFA.
 
Para além dos intervenientes, a celebração contou com presidentes e representantes dos filiados e membros dos Órgãos Sociais da AFA, autarcas e representantes de PSP e GNR, entre outras entidades.